Nesta terça-feira (14), os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro aprovaram por unanimidade o aumento de cinco para sete jogadores estrangeiros a serem relacionados por partida. A votação ocorreu durante o Conselho Técnico do Brasileirão, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
O Santos em 2022 apresentou a ideia para a gestão anterior da CBF, mas foi ignorado. Neste ano, o São Paulo publicamente mostrou o descontentamento com o número limite de estrangeiros por jogo, o Tricolor é o clube da Série A com mais atletas de fora do país (oito jogadores).
A diretoria de Registro e Transferência de CBF abordou a questão e apontou os pontos prós e contras da questão técnica para atrair mais estrangeiros. A maior preocupação em relação ao aumento de estrangeiros é sobre o impacto na categoria de base, com menos espaço para os jovens jogadores brasileiros. A entidade também buscou informações sobre o caso da Liga Equatoriana, que aumentou de seis para oito estrangeiros no ano passado.
Por outro lado, os envolvidos entendem que a liga brasileira é a maior da América Latina e isso faz com que os clubes busquem se reforçar através de jogadores estrangeiros.
O Santos recentemente trouxe o colombiano Daniel Ruiz, destaque do Millonarios, da Colômbia, de apenas 21 anos. Além de Ruiz, o Peixe conta com Rodrigo Fernández, Soteldo, Carabajal, Miguelito e Zabala.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.