Santos FC pode faturar milhões com convocados para Copa e Eliminatórias; entenda

O Santos FC tem mais um motivo para acompanhar de perto a Copa do Mundo de 2026. Além de torcer por seus jogadores espalhados por diversas seleções, o Peixe também poderá receber uma quantia milionária através do Programa de Benefícios aos Clubes da FIFA.

A entidade ampliou o modelo de distribuição de recursos para o próximo Mundial e passou a recompensar os clubes não apenas pelos atletas presentes na Copa, mas também pelos jogadores convocados durante todo o ciclo das Eliminatórias.

Com isso, o Santos FC aparece entre os clubes brasileiros mais beneficiados pelo programa.

Santos FC
Foto: Divulgação

Oito jogadores ligados ao Peixe geram receitas

Ao todo, oito atletas com vínculo recente ou atual com o Santos FC estão incluídos no programa da FIFA.

Durante as Eliminatórias, Miguelito, Enzo Monteiro e Marcelo Contreras representaram a Bolívia. Já Tomás Rincón e Yeferson Soteldo participaram da campanha da Venezuela, enquanto Alexis Duarte integrou convocações da seleção paraguaia.

Além deles, Neymar e Gustavo Caballero estão entre os convocados para a Copa do Mundo, aumentando ainda mais o potencial de arrecadação santista.

A FIFA remunera os clubes por cada período em que os atletas ficam à disposição de suas seleções durante as Datas FIFA. Cada convocação gera pagamentos proporcionais aos dias em que o jogador permanece com sua equipe nacional.

Neymar deve render a maior fatia ao Santos FC

O principal destaque financeiro do programa é Neymar.

Pelas regras da FIFA, o valor gerado durante a Copa do Mundo é dividido entre os clubes pelos quais o atleta esteve registrado nos dois anos anteriores ao torneio.

Como Neymar passou a maior parte desse período vinculado ao Santos FC, o clube deverá receber aproximadamente 75% de toda a receita produzida pelo camisa 10 durante sua participação no Mundial.

Mesmo que a Seleção Brasileira seja eliminada ainda na fase de grupos, os valores já são considerados expressivos e podem ultrapassar a marca de R$ 1 milhão por atleta convocado.

Caso o Brasil avance nas fases finais, o montante cresce ainda mais.

Foto: Vitor Silva/CBF
Foto: Vitor Silva/CBF

Miguelito e Rincón também fortalecem arrecadação

Outro caso importante é o de Miguelito. Convocado constantemente pela seleção boliviana, o meia disputou praticamente todo o ciclo das Eliminatórias enquanto estava registrado no Santos FC.

Tomás Rincón segue situação semelhante. O experiente volante venezuelano participou de diversas Datas FIFA defendendo o Peixe, aumentando significativamente a parcela que será destinada ao clube.

Enzo Monteiro, Marcelo Contreras, Alexis Duarte, Soteldo e Gustavo Caballero também contribuirão para a arrecadação santista de acordo com os períodos em que estiveram vinculados ao clube.

Recurso importante para os cofres do Peixe

Embora a FIFA ainda não tenha divulgado os valores finais que cada clube receberá, a expectativa é que o Santos FC embolse uma quantia milionária graças ao grande número de atletas envolvidos no ciclo da Copa do Mundo.

Para um clube que busca fortalecer suas finanças e manter competitividade dentro de campo, o programa representa uma receita importante sem necessidade de realizar negociações de jogadores.

Enquanto a torcida acompanha a trajetória de Neymar, Caballero e outros atletas no cenário internacional, a diretoria do Peixe também observa atentamente um benefício que pode trazer reforço significativo para os cofres do clube nos próximos meses.