Santos será cabeça de chave da Copa Sul-Americana 2022

O Santos será um dos oito cabeças de chave da fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2022. O sorteio da competição continental será realizado no próximo dia 23 de março, na sede da Conmebol, em Assunção no Paraguai. A informação foi publicada incialmente pelo Portal UOL.

Ao lado do Peixe, outros dois times brasileiros estão entre os cabeças de chave, o São Paulo e o Internacional. Também estão nessa os argentinos Independiente, Racing e Lanús. Os outros dois serão conhecidos após a definição dos vencedores da primeira etapa da competição.

Somente clubes brasileiros e argentinos entram direto na fase de grupos da Copa Sul-Americana, seis de cada país. Os outros 32 se enfrentam em confrontos eliminatórios, nacionais, valendo vaga nas chaves.

Os dois times melhores ranqueados dessa fase eliminatória são a LDU (Equador) e o Junior Barranquilla (Colômbia), que completam os cabeças de chave se vencerem os confrontos contra o Mushuc Runa (Equador) e La Equidad (Colômbia).

Santos é oitavo no ranking da Conmebol

O Santos é o oitavo colocado do ranking da Conmebol, sendo o melhor brasileiro entre os que estão na disputa da Copa Sul-Americana. O rival São Paulo aparece em 13º e o Internacional é apenas o 17º.

Os outros três clubes brasileiros garantidos na competição estão bem abaixo. O Atlético Goianiense é o 100º, o Ceará é o 107º e o Cuiabá o 253º. Cearenses e goianos devem aparecer no pote 3 e os mato-grossenses no 4.

Fluminense e América Mineiro também podem jogar a Sul-Americana se caírem na fase 3 da Copa Libertadores da América. Se isso acontecer, entram automaticamente no pote 4.  Times do mesmo país não podem cair na mesma chave.

A atualização do ranking da Conmebol foi divulgada no último dia 16 de dezembro e tem uma complexa pontuação. São levados em consideração os resultados históricos nos torneios sul-americanos e nos campeonatos nacionais.

Santos busca título inédito

Santos caiu para o Libertad em 2021
Santos caiu para o Libertad em 2021

Tricampeão da Copa Libertadores e uma vez da Copa Conmebol, o Santos ainda não tem em sua galeria de troféus o título da Copa Sul-Americana e vai em busca do feito inédito na temporada de 2022.

São sete participações até aqui, chegando três vezes até as quartas de final. A última, justamente nesta temporada 2021, quando caiu para o Libertad (Paraguai).