Classificação do Santos

Campeonato Brasileiro 2023 – Série A

Standings provided by Sofascore

Classificação do Santos 2023

Campeonato Brasileiro 2023 – Série A-Classificação

História do Santos no Campeonato Brasileiro

1º título: 1961 – Taça Brasil

A primeira edição do Campeonato Brasileiro, conhecido como Taça Brasil, ocorreu em 1959. No entanto, o Santos só conseguiu o primeiro título dois anos depois. Em 1961, o Peixe entrou como campeão paulista de 1960 e se juntou a outros 17 campeões estaduais.

Disputada em três fases, todas eliminatórias, o Santos encarou o Bahia na final, e após empate por 1×1 no primeiro jogo, fez 5×1 na partida decisiva e ficou com o primeiro título nacional.

Foram cinco jogos, com três vitórias, um empate e uma derrota. O time santista marcou 18 gols e sofreu apenas 6.

Classificação do Santos

Com 3 gols de Pelé – em uma atuação considerada uma das melhores de sua carreira – o Santos venceu o Benfica por 5 a 2 em Lisboa. Foto – Lendas do futebol – Classificação do Santos

2º título: 1962 – Taça Brasil

A Taça Brasil de 62 foi a quarta edição do Campeonato Brasileiro. O Santos, que já havia levantado a taça da edição anterior, sagrou-se campeão, após vencer o terceiro jogo da final contra o Botafogo.

A Taça Brasil de 1962 foi dividida em quatro fases. Na primeira os clubes foram divididos nos seguintes grupos: Grupo Norte, Grupo Nordeste (que se enfrentam para decidir a vaga destinada ao Grupo Norte), Grupo Leste e Grupo Sul (que se enfrentam para decidir a vaga destinada ao Grupo Sul).

Esta edição contou com a participação de dezoito campeões estaduais, sendo que os campeões dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro já entravam na fase final. Com isso, na segunda e decisiva fase, os vencedores da primeira fase enfrentam Botafogo e Santos, pré-classificados na semifinal, e os vencedores decidem o título do campeonato.

Foram cinco jogos, com três vitórias, um empate e uma derrota. O time santista marcou 15 gols e sofreu 7.

O Santos goleou o Botafogo, por 5 a 0, naquele que foi chamado de “jogo do século” na época – foto – O Curioso do futebol – Classificação do Santos

3º título: 1963 – Taça Brasil

Nesta quinta edição da Taça Brasil, o Peixe foi campeão invicto. Nos quatro jogos que disputou, não deu a mínima chance para os rivais, e sagrou-se campeão pela terceira vez consecutiva, após vencer os dois jogos da final contra o Bahia, repetindo as finais de 1959 e 1961.

Dividido em Zona Norte (Taça Norte) e Zona Sul, esta edição contou com a participação de vinte campeões estaduais, sendo que os campeões dos estados de São Paulo e da Guanabara já entravam na fase final.

O Peixe então tirou o Grêmio na semifinal, e derrotou o Bahia na decisão com duas vitórias, por 6×0 e 2×0.

Foram quatro jogos, com quatro vitórias. O time santista marcou 15 gols e sofreu apenas 4.

4º título: 1964 – Taça Brasil

O Santos sagrou-se campeão pela quarta vez consecutiva, após vencer a final contra o Flamengo.

Esta edição da Taça Brasil, contou com a participação de vinte e dois clubes, e como nas edições anteriores, os campeões dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro já entravam na fase final.

Dividido em Norte e Sul, o Santos participou de seis jogos e venceu cinco deles. Foi uma campanha incrível, para sacramentar mais uma taça nessa época dourada da equipe paulista.

Nas seis partidas disputadas, foram cinco vitórias e apenas um empate. O time santista marcou incríveis 20 gols e sofreu apenas 5.

Pelé marca 3 gols, vai para o gol substituir Gilmar expulso e segura a pressão gremista, garantindo classificação para a final- Classificação do Santos

5º título: 1965 – Taça Brasil

Nesta edição da Taça Brasil, contou com a participação de 22 clubes, quase todos campeões estaduais. O único vice que entrou, foi o Palmeiras, visto que o Paulistão havia sido conquistado pelo Santos, que já tinha sua vaga garantida no nacional.

Vitória, Campeão do Norte-Nordeste e Grêmio, Campeão do Centro-Sul, se uniram a Fortaleza e Palmeiras para a disputa de uma mata-mata, onde os vencedores iriam encarar Santos e Vasco, que já estavam classificados diretamente à semifinal.

O Santos então eliminou o rival Palmeiras na semifinal e na decisão, foram duas vitórias diante do Vasco, sendo uma delas por 5×1.

Nas quatro partidas disputadas, foram três vitórias e apenas um empate. O time santista marcou 11 gols e sofreu apenas 4.

O time do penta legítimo da Taça Brasil em 1965 – Classificação do Santos

6º título: 1968 – Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão)

Com a mudança de nome, antes Taça Brasil, agora Taça de Prata, ou Roberto Gomes Pedrosa, esta foi a 11ª edição do Campeonato Brasileiro. Com um formato diferente, 17 equipes participaram, dividas em dois grupos, um com 7 e outro com oito times.

Na primeira fase os participantes jogaram todos contra todos, em turno único. Classificaram-se os dois primeiros de cada grupo para a fase final, onde os quatro clubes classificados jogaram todos contra todos, em turno único. O clube com maior número de pontos nesta fase foi o campeão. Neste caso foi o Santos, que ficou com a liderança do quadrangular que ainda tinha Internacional, Vasco e Palmeiras.

Ao todo (primeira e segunda fase), o Peixe disputou 19 partidas, sendo 13 vitórias, quatro empates e três derrotas. Ainda marcou 4

7º título: 2002 – Brasileirão

Após longos 34 anos, o Santos conquistou mais um título do Campeonato Brasileiro de Futebol. Vale lembrar que esta foi a última edição disputada antes da adoção do sistema de pontos corridos. Na decisão, o alvinegro praiano derrubou o rival Corinthians na grande final, disputada no Estádio do Morumbi.

Recheado de jovens jogadores, o Santos classificou-se em oitavo lugar na primeira fase, e enfrentou o São Paulo nas quartas de final, onde venceu as duas partidas (3×1 e 2×1) e avançou à semifinal para encarar e eliminar o Grêmio. Na decisão, enfrentou o Corinthians e foi campeão com dois triunfos (2×0 e 3×2) e ainda teve um lance que ficou cravado na história da competição: as pedaladas de Robinho em cima de Rogério.

Nos 31 jogos disputados, o Santos venceu 16, empatou seis e perdeu nove. Foram 59 gols marcados e 41 sofridos

Torneio Roberto Gomes Pedrosa- 1968 _foto_ Acervo Histórico do Santos FC – Classificação do Santos

Após um grande jejum de títulos nacionais, o Santos volta ser campeão brasileiro , com uma nova geração de meninos da vila- Vídeo – Divulgação Internet Classificação do Santos

8º título: 2004 – Brasileirão

Após conquistar o título brasileiro de 2002 depois de 34 anos, o Santos conseguiu mais um título na “Era Moderna” do Brasileirão, este, o primeiro no sistema de Pontos Corridos. Com três pontos de vantagem para o Atlético Paranaense, o Peixe foi campeão com uma campanha incrível, que teve um ataque magnífico, autor de 103 gols nas 46 partidas disputadas.

Em 16 jogos, foram 27 vitórias, oito empates e 11 derrotas. O Peixe marcou 103 gols e sofreu 58.

A inesquecível campanha vitoriosa, do Brasileirão de 2004, que se deu com a vitória sobre o Vasco por 2×1 no estádio Benedito Teixeira , em São José do Rio Preto

Foto- gazeta esportiva – Classificação do Santos