Ídolo do Santos, Lima ganha livro sobre sua história. Saiba mais:

Lateral, zagueiro, meio-campista e atacante. Lima só não jogou no Santos na posição de goleiro e ganhou o apelido de Curinga tamanha sua versatilidade nos 18 anos de carreira como jogador. Sua trajetória vitoriosa foi contada no livro “Um Curinga entre Reis”, escrito pelos jornalistas e pesquisadores Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, com lançamento marcado para o dia 14 de janeiro no Memorial das Conquistas, dentro da Vila Belmiro, em Santos (SP).

“Foram muitos anos dedicados ao futebol, especialmente ao Santos. Vivi muitos momentos marcantes como títulos, uma participação em Copa do Mundo, inúmeras amizades e muito mais. Ver tudo isso transformado em livro é motivo de muito orgulho”, afirmou Lima que completará 80 anos no próximo dia 18.

Lima ajudou a revelar craques no Santos
Lima ajudou a revelar craques no Santos

Foram dez anos com a camisa alvinegra mais famosa do mundo e a conquista de todos os títulos possíveis: Paulista, Brasileiro, Libertadores, Mundial, Recopa Mundial, além de dezenas de outras taças ao redor do planeta.

Lima fez parte da era de ouro da história do Santos e atuou ao lado de outros imortais como Pelé, Pepe, Coutinho, Zito, Gylmar, entre tantos outros, que formaram o maior time de todos os tempos. Mas a carreira do Curinga não se resumiu ao Peixe.

Com a camisa do Peixe, Lima fez 693 jogos, com 65 gols, entre 1961 e 1971. Foi peça importante no bicampeonato da Libertadores, do Mundial, entre tantos outros títulos.

Livro tem depoimentos de companheiros de Santos

O livro conta toda sua trajetória que começou no Juventus e também passou por Fluminense, Portuguesa Santista, além de experiências no futebol do México e dos Estados Unidos. Lima também conseguiu destaque na seleção brasileira e foi um dos únicos que se salvou na Copa do Mundo de 1966.

A obra publicada pela Editora Corner também aborda a vida pessoal de Lima com relatos dos filhos Denys e Marcel, além de Vera, sua companheira há décadas. Lima também se destacou no futebol fora das quatro linhas e fez parte da formação de grandes craques santistas como Neymar, por exemplo.

O livro tem depoimentos de grandes craques que jogaram com Lima como Pelé, Pepe, Clodoaldo, Abel, Manoel Maria, Mengálvio, Coutinho, Edu, entre outros, jogadores revelados pelo Curinga, como Neymar, além de jornalistas, pesquisadores, historiadores e familiares.