Santos acerta liberação de lateral para clube de Série A

Carille e Dracena começam a planejar 2022 (Foto: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos liberou o lateral-esquerdo Moraes para defender o Juventude já no começo dessa temporada 2022. A decisão foi tomada após um pedido do próprio jogador, que sabia que não teria espaço no elenco santista.

O técnico Fábio Carille até gostaria de contar com Moraes para compor o elenco para a disputa do Campeonato Paulista, mas não contava com o jogador a longo prazo. O treinador entendeu o pedido do atleta e não fez força para a permanência.

Moraes está de saída do Santos
Moraes está de saída do Santos

Moraes estava emprestado ao Santos pelo Atlético Goianiense e tinha contrato com o time da Vila Belmiro até 30 de abril de 2022, com valor de compra fixado em 1 milhão de euros (R$6,5 milhões). Valor considerado alto pela diretoria santista.

O Juventude já conversa com os representantes do jogador e com o Santos. Assim que recebeu o aval da diretoria santista, os gaúchos passam a negociar diretamente com os dirigentes do Atlético Goianiense.

Contratado em maio de 2021, Moraes nunca se firmou com a camisa do Peixe. Foram apenas 15 partidas pelo clube, mas sem conseguir repetir as atuações que teve no último Campeonato Paulista, pelo Mirassol.

Com Fernando Diniz, ele chegou a se tornar o titular da lateral esquerda, mas perdeu espaço após uma lesão muscular. Com Fábio Carille, pouco foi utilizado e viu até Lucas Braga ser improvisado na ala esquerda.

Carille planeja Santos com Felipe Jonatan titular

Com a saída de Moraes, Felipe Jonatan volta a ser o único lateral-esquerdo no elenco profissional. No planejamento do técnico Fábio Carille, ele será titular mesmo com o time voltando a jogar com linha de quatro defensores.

Como opções para o setor, o treinador pode seguir improvisando Lucas Braga, que é atacante de origem. Mesmo com pouca familiaridade com a lateral, Braga se destaca pela aplicação tática e pode ser adaptado.

Da Copa São Paulo de Futebol Junior podem surgir mais duas opções de nomes para a lateral-esquerda. Lucas Pires e Pedro Scaramussa são bem avaliados pelo treinador e serão observados na Copinha. O Santos não descarta ir ao mercado buscar outro jogador para a posição e já chegou a consultar nomes como Lucas Hernández e Guilherme Guedes.