Santos enfrentará Salgueiro na primeira fase da Copa do Brasil

cbf

O Santos conheceu nesta segunda-feira seu adversário na primeira fase da Copa do Brasil. O Peixe enfrentará o Salgueiro, do Pernambuco, em jogo único, que será na casa do time nordestino. O sorteio foi realizado nesta tarde.

Eram 80 equipes no sorteio desta segunda. Elas foram divididas em oito potes (A, B, C, D, E, F, G, H) com dez clubes. O sorteio foi dirigido com os times se enfrentando segundo os potes: AxE, FxC, CxG e DxH.

O Peixe estava no pote A e poderia enfrentar, além do Salgueiro, times como Altos (PI), Mirassol (SP), Campinense (PB), Moto Club (MA), São Raimundo (RR), Ferroviária (SP), Globo (RN), União Rondonópolis (MT) e Sergipe (SE).

Santos enfrenta Salgueiro na Copa do Brasil
Santos enfrenta Salgueiro na Copa do Brasil

Todos os confrontos dessa primeira fase da Copa do Brasil serão decididos em jogo único, com a equipe melhor ranqueada pelo Rankings de Clubes da CBF 2022 atuando fora de casa, com a vantagem do empate. Os duelos serão entre o final de fevereiro e o começo de março. A final está prevista para o dia 19 de outubro.

A Copa do Brasil só passa a ter fases com jogos de ida e volta na terceira fase, quando entram mais 12 equipes na competição, as que estão na Copa Libertadores da América, além dos atuais campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série B.

Santos terá viagem longa pela frente

O Salgueiro é de uma cidade de mesmo nome, localizada no interior do Pernambuco. O Santos deve jogar no Estádio Cornélio de Barros Muniz e Sá, conhecido como Salgueirão, que tem capacidade para cerca de 10 mil pessoas. A cidade fica a 513 km de distância do Recife.

O time do Salgueiro teve uma temporada 2021 discreta, sendo semifinalista do Campeonato Pernambucano e caindo na primeira fase da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste. O clube não disputou nenhuma divisão do campeonato nacional no ano.

O time atual é dirigido por Sílvio Criciúma, ex-zagueiro de Goiás, Portuguesa, Sport e do próprio Criciúma. O treinador passou por ABC (RN) e Paraná na última temporada.

A equipe fundada em 1972 vive seu melhor momento na história e foi campeã pernambucana pela primeira vez em 2020. Primeiro time a ganhar o título, fora os três grandes, desse 1944.