A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, entre Santos e Palmeiras, acontece nesta terça-feira, 10h. A partida ainda não começou, mas o clássico nos bastidores foi tenso nos últimos dias. Tudo pelo fato de a Federação Paulista ter marcado o jogo para o Allianz Parque, estádio palmeirense.
O jogo terá torcida única, como todos os clássicos no futebol profissional. O Santos aceitou o fato de a partida ter torcedores somente do rival, que teve melhor campanha durante a competição, mas criticou a escolha do estádio.
Tradicionalmente, a final da Copinha acontece sempre no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu, mas o estádio foi cedido para a iniciativa privada e está fechado para reformas.
A Copa São Paulo de Futebol Junior de 2022 teve início no dia 2 de janeiro. São 128 clubes na competição, divididos em 32 grupos, com quatro cada. Os dois primeiros colocados de cada chave avançaram para segunda fase e, a partir daí, os duelos são eliminatórios.
Conhecido por revelar muitos craques ao longo de sua história, o Santos busca o seu tetracampeonato na Copa São Paulo. A primeira conquista foi em 1984. Os outros dois títulos foram em 2013 e 2014, ano da última final do clube.
Na luta por mais um título, o elenco tem alguns jogadores se destacando e que devem ser utilizados por Fábio Carille no elenco profissional já no Campeonato Paulista, como Rwan Seco, Weslley Patati, Sandro Perpétuo e Lucas Pires.
Confira a nota oficial do Santos
O Santos FC lamenta e repudia a decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF) de marcar a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nesta terça-feira (25/01) para o Allianz Parque. O Peixe considera que tal decisão, que no regulamento da competição está sob responsabilidade do Departamento de Competições da FPF, privilegia o outro finalista e não atende ao princípio de isonomia.
Desde o término das semifinais, na noite de sábado, o presidente do Santos, Andres Rueda, manteve contato com o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, argumentando que nosso adversário tinha o direito de jogar com torcida, mas que o estádio deveria ser neutro.
Historicamente, as finais da Copa São Paulo de Futebol Júnior ocorrem no Pacaembu, como o próprio regulamento deixa claro. Rueda apontou diversas alternativas para que a final ocorresse seguindo o tradicional princípio da neutralidade nesta competição de base e reitera seu descontentamento com a decisão.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.