Fifa anuncia nova regra de empréstimos de jogadores

O Santos foca as atenções nas competições do primeiro semestre, contudo sempre pensando no futuro. Nesse sentido, a Fifa anunciou uma nova regra para empréstimos de jogadores. Então, as transferências desse modelo terão uma limitação e já começa a valer a partir da próxima temporada. O anúncio foi realizado no último dia 20.

Leia mais:

Conheça as opções do Santos para repor saída de Marinho

Sócios do Santos ganham Fan Token e podem participar mais do clube

Santos vai promover dois jovens destaques da Copinha

Desta forma, os clubes só poderão emprestado no máximo até oito jogadores até 2022/2023. Além disso, a entidade revelou que esse número será reduzido para sete em 2023/2024 e ficar definido para seis em 2024/2025.

“Com estas medidas, a Fifa quer desenvolver os jovens jogadores, promover o equilíbrio competitivo e evitar a acumulação de jogadores nos clubes, situação que tem sido cada vez mais frequente”, disse a entidade, reproduzido pela Agência Brasil.

Ainda assim, a Fifa determinou que os empréstimos terá que ser com duração mínima de seis meses e máximo de um ano.

Medida está nos planos desde 2017, Santos está de olho.

Exceção

A regra não vale para atletas que cumprirem dois requisitos:

1º Ter menos de 21 anos

2º Serem formados nas categorias de base do clube

Mais limitações

A nova regra vai limitar o número de empréstimos de jogadores entre dois mesmos clubes. O máximo será de três atletas para ceder ou receber.

Intenção da Fifa

O objetivo da entidade evitar grande quantidade de jogadores comprados por empréstimos. O Chelsea e Manchester United é um exemplo, que tem 22 e 15 atletas respectivamente.

Regras no geral

·  Os empréstimos de atletas para outros clubes  serão limitados a até um ano;

·  Estarão proibidos os sub-empréstimos, ou seja, um clube que estiver com um jogador emprestado de outro não poderá repassá-lo a um terceiro;

·  Nenhuma equipe poderá emprestar mais de três atletas para um único time;

·  Nenhuma equipe poderá ter no elenco mais de três atletas emprestados de um único time;

·  A partir da temporada 2022/2023, somente 8 atletas poderão ir ou vir como empréstimo por equipe. Na temporada 2022/2023, esse número passará a ser 7 e, a partir de julho de 2024, sera um máximo de 6 atletas.