O Santos precisou afastar mais dois jogadores que testaram positivo para a Covid-19 neste domingo. O goleiro Paulo Mazotti e o meia Bruno Oliveira foram diagnosticados com o vírus, estão isolados dos companheiros e ficam fora do clássico contra o Corinthians, na próxima quarta-feira.
O caso do goleiro é mais simples, já que ele é apenas a terceira opção para o setor. Já o meia vinha sendo utilizado e entrou no segundo tempo dos dois jogos da temporada. Bruno Oliveira era um dos cotados até para começar o clássico como titular.
O Santos tem sofrido com inúmeros casos de Covid no elenco desde a reapresentação para a pré-temporada. Para minimizar os efeitos da volta após o vírus, o clube criou um protocolo especial para os jogadores.
A ideia da comissão técnica e do departamento médico do Peixe é evitar lesões neste início de temporada e o plano inicial era não ter utilizado nenhum jogador que teve Covid na partida de estreia contra a Inter de Limeira, o que não pode ser efetuado.
Todos os jogadores que retornam ao CT Rei Pelé após a quarentena passam por um exame cardiológico e só iniciam os treinos quando liberados. Ainda sim, as atividades iniciais são com 60% da carga física, aumentando de forma gradual e sempre com monitoramento dos médicos.
Nomes como Kaiky, Felipe Jonatan e Carlos Sánchez foram os últimos a voltar. Os dois primeiros tiveram Covid mais recentemente. Sánchez, o primeiro do elenco santista a testar positivo, faz um trabalho especial para iniciar a temporada com a forma física ideal e estrou no último sábado.
Infectologista falou sobre planejamento do Santos
Seguindo os rigorosos protocolos de saúde e sob supervisão do infectologista do clube, Evaldo Stanislau, todos os jogadores e membros da comissão técnica realizam diariamente os testes de Covid-19 de dentro dos seus carros em um ‘drive-thru de testagem rápida’ montado no estacionamento do CT, respeitando o distanciamento social.
“O mundo inteiro está passando por uma nova explosão de casos de Covid. Por isso, a nossa ideia é criar um ambiente de segurança máxima e risco mínimo. No período da manhã, os membros da comissão técnica fizeram os testes de antígeno no drive-thru. Já durante a tarde foram os atletas. E apenas quem testou negativo foi liberado para entrar no CT” afirmou o infectologista Evaldo Stanislau.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.