Veja o que o Santos precisa fazer para escapar da zona da degola e conquistar a classificação no Paulista

Bustos Santos
Foto: Marcos Ribolli/Globo Esporte

Frustrando as esperanças de chegar na reta final do campeonato estadual com sua situação já definida, o Santos se viu derrotado no último domingo (13), diante do Palmeiras, pelo placar de 1×0. Com o revés, o Peixe começa a semana em uma situação delicada, se vendo em meio às brigas contra o rebaixamento bem como ainda sonhando – e com chances reais – de alcançar a classificação para a próxima fase do Paulistão.

Não deu! Santos sofre com expulsão e sai derrotado do Allianz Parque

Depois da derrota no Allianz Parque, o Alvinegro Praiano estacionou na terceira posição do grupo D, ostentando 10 pontos conquistados através de duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Isso o coloca somente dois pontos atrás da segundo colocado Santo André, que atualmente conta com 12 pontos, mas um jogo a menos do que o clube da Baixada Santista.

O confronto a menos eleva as expectativas dos comandados de Fabián Bustos, que só precisarão despachar a Ferroviária, na próxima quarta-feira (16), para adentrar oficialmente na zona de classificação. Em caso de vitória neste confronto, o Santos também já se encontrará livre de riscos de ser rebaixado.

Chuva Santos Ferroviária
Clima chuvoso na Arena Fonte Luminosa adiou o confronto entre Santos e Ferroviária – Foto: Rperodução/Santos

Porém, em caso de empate ou derrota, o Alvinegro Praiano ainda se encontraria com chances de rebaixamento. Isso porque, ao mesmo tempo que se vê somente dois pontos atrás de uma vaga de classificação, o Santos também está apenas dois pontos na frente da Ponte Preta, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.

Caso empate com a equipe de Araraquara, o Alvinegro ainda teria chances, mesmo que remotas, de sofrer o rebaixamento no estadual, uma vez que a Macaca precisaria vencer o Ituano em casa, retirar o déficit de nove gols de saldo que se encontra no momento e, por fim, torcer para uma derrota do Santos diante do Água Santa. Porém, em caso de derrota frente à Ferroviária, o Santos precisará assegurar um triunfo em seu último duelo, assim consolidando a permanência na Série A1 por somente um ponto – em caso de vitória da Ponte Preta.

AGENDA

Mantendo-se focado na classificação para a fase final do Paulistão, o Santos volta a disputar uma partida na próxima quarta-feira (16), às 19h, diante da Ferroviária, na Arena Fonte Luminosa.