Vivendo um momento delicado de incertezas e instabilidade neste início de temporada, o Santos busca, no mercado de transferências, a resposta para seus problemas dentro de campo. Ligado aos mais diversos nomes do mercado nacional e mundial, o Peixe, porém, recebeu uma notícia ruim na tarde do último domingo (27), relacionada à possível transferência do atacante Emmanuel Martínez, que atualmente se encontra vinculado ao Barcelona de Guayaquil, do Equador.
Cara nova no Santos! Willian Maranhão é oficialmente anunciado como o 2º reforço da era Bustos
Segundo informações publicadas pelo jornalista César Luis Merlo, a saga de transferência pelo atacante argentino pode ter tido seu capítulo final na última semana. Isso porque, ao contrário do que havia sido reportado desde o começo – que o Santos teria se prontificado a comprar 50% dos direitos econômicos do jogador -, a última proposta do Alvinegro teria sido na casa dos 1,7 milhões de dólares (aproximadamente R$ 8 milhões na cotação atual), valor que equivaleria somente a 30% do passe do atleta.
Diante da situação, o presidente do clube de Guayaquil, Alfaro Moreno, proferiu a seguinte declaração ao jornalista: “Falei com minha dupla do Santos, agradeci o interesse e avisei que a negociação acabou. Jogamos muito e ninguém vai sair até o meio do ano”, apresentando um tom de fim das conversas entre os clubes.
Um dos primeiros alvos que o Santos identificou no mercado, Emmanuel já havia sido aprovado pelo técnico Fabián Bustos, com quem trabalhou durante a passagem do técnico pela equipe, no ano passado. A transferência ainda era vista com bons olhos pelo atacante, fator que poderia ter facilitado a transação, caso o clube não tivesse vetado a proposta do clube da Baixada Santista. O atacante conta com um vínculo que se estenderá até o final de 2023 com seu time atual.
Na temporada de 2022, Martínez tem sido um nome recorrente dentro do plantel titular da equipe equatoriana, acumulando 10 atuações, tendo marcado um gol e providenciado uma assistência. Revelado nas categorias de base do River Plate, Emmanuel já acumulou passagens por San Martín, Chacarita Juniors e Deportivo Cuenca antes de desembarcar no Barcelona de Guayaquil, em 2020.
Enquanto vê o fim desta negociação, Bustos ainda aguarda mais chegadas ao plantel do Peixe desde o início de seu comando, com a primeira se constituindo no formato de Maicon, zagueiro ex-Cruzeiro, e a segunda sendo Willian Maranhão, ex-Bahia. Sem contar a era comandada pelo argentino, o Alvinegro Praiano já acertou a chegada de outros quatro nomes, Bruno Oliveira (meia), Eduardo Bauermann (zagueiro), Ricardo Goulart (meia-atacante) e Auro (lateral-direito).
AGENDA
Agora aguardando somente o início da Série A do Campeonato Brasileiro, o Santos poderá aproveitar um longo período de descanso e treinamentos até estrear na primeira divisão, diante do Fluminense, fora de casa, em duelo que está previsto para ser realizado no dia 10 de abril.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.