Mundo da bola: De graça! Fifa lança serviço de streaming que transmitirá mais de 40 mil partidas ao vivo

Fifa
Foto: Divulgação/Fifa

Em um ano em que todas as atenções estarão voltadas ao maior espetáculo futebolístico mundial, a Copa do Mundo, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou mais uma novidade para os fãs de futebol. Nesta terça-feira (12), a federação lançou sua própria plataforma de streaming, chamada Fifa+, que é descrita pela própria instituição como uma “plataforma de nível internacional, criada para proporcionar uma intensa conexão dos torcedores ao redor do mundo com o esporte que eles tanto amam”.

Totalmente gratuito, o serviço será uma plataforma para a disseminação de conteúdos relacionados à futebol, oferecendo aos internautas acesso à partidas de diversas localidades do planeta, além de informações sobre campeonatos, notícias e conteúdos interativos – como fantasy games, enquetes e bolões. As novidades não param por aí, já que a instituição promete que providenciará aos fãs um conteúdo “inovador” através do formato de vídeo, relacionado ao esporte masculino e feminino.

O serviço já pode ser conferido através do portal fifa.com/fifaplus, além de oferecer a possibilidade de ser baixado em aparelhos portáteis através de um app disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.

Fifa+
Foto: Divulgação/Fifa

“O Fifa+ representa o próximo passo em nossa visão para fazer com que o futebol seja verdadeiramente global e inclusivo, e isso apoia a principal missão da Fifa, de expandir e desenvolver o futebol no mundo todo”, disse o italiano Gianni Infantino, presidente da federação.

O dirigente também compartilhou o objetivo da plataforma em relação às novas tendências de consumo de conteúdo dos fãs atualmente. “Esse projeto representa uma mudança cultural na forma como diferentes tipos de torcedores querem explorar e se conectar com o jogo global e tem sido parte fundamental da minha Visão 2020–2023. Ele vai acelerar a democratização do futebol, e ficamos felizes em compartilhar isso com os torcedores”, pontuou.

O plano do Fifa+ é atingir a marca de 40 mil partidas transmitidas ao vivo no ano de 2022, duelos que estarão espalhados entre as mais de 100 associações nacionais que fazem parte da federação e os seis continentes do planeta. Como meta inicial, a Fifa pretenderá transmitir 1,4 mil jogos por mês, número que só tende a crescer de acordo com o avanço da plataforma.

Para os fãs do maior espetáculo futebolístico de seleções, a Copa do Mundo, o serviço disponibilizará todos os jogos dos torneios masculinos e femininos que já foram televisionados, a partir do ano de 1950, fato que totalizará mais de 2 mil horas de conteúdo espalhadas por mais de 2,5 mil jogos.

“Pela primeira vez, esse arquivo completo ficará disponível para os torcedores. Os torcedores vão poder ver reprises completas dos jogos, melhores momentos, gols e momentos mágicos, tudo em um só lugar”, completou Infantino.

Além de partidas transmitidas ao vivo, o Fifa+ também contará com produções cinematográficas acerca do universo futebolístico, como Ronaldinho: The Happiest Man in the World (2020) e Dani Crazy Dream (2022), entre outros.