Rival! Santos enfrentará adversário velho conhecido de Bustos e Julio na Sul-Americana

Foto: Ivan Sartori/Santos

Buscando se recuperar do retorno aos gramados desastroso no meio da semana passada, o Santos se mostra focado a conquistar seus primeiros pontos na Copa Sul-Americana. Para isso, o Alvinegro precisará superar o Universidad Católica de Quito, do Equador, em plena Vila Belmiro, nesta quarta-feira (13), às 19h15, partida que marcará mais um duelo entre Fabián Bustos e Jhojan Julio com uma equipe velha conhecida de ambos.

Focado! Santos busca encerar tabu na Vila Belmiro em partida pela Copa Sul-Americana

Antes de chegar ao Santos em março deste ano, a totalidade da carreira de Bustos no cargo de treinador foi construída no país vizinho sul-americano, o Equador. Por lá, o treinador permaneceu por 12 anos, entre 2009 e 2021, passando pelo comando de equipes como Macará, Manta, Delfín e, enfim, Barcelona de Guayaquil, último clube que comandou no país antes de desembarcar na Baixada Santista.

Durante a mais de uma década em que comandou equipes equatorianas do banco de reservas, Fabián foi capaz de enfrentar a Universidade Católica de Quito em 14 oportunidades, recolhendo um aproveitamento de 45% dos pontos disputados. Tal porcentagem foi alcançada através de um recorde composto por cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com a última partida disputada entre ambos tendo sido realizada em novembro de 2021; à frente do Barcelona de Guayaquil, Bustos herdou somente um empate por 1×1 diante dos Celestes.

Universidad Santos
Foto: Divulgação/OrbitaDeportiva

Quem também se mostra como um velho conhecido da Universidad Católica de Quito é o atacante equatoriano Jhojan Julio, recém chegado ao plantel santista. Vindo da LDU de Quito, o atacante também construiu a totalidade de sua carreira no futebol equatoriano antes da chegada ao Peixe, fator que já o fez enfrentar os Celestes em 16 oportunidades. O aproveitamento de Julio, porém, se mostra melhor do que de seu treinador, já que foi capaz de registrar 10 vitórias, três empates e somente três derrotas.

“Vai ser um jogo bonito. A Católica é sempre uma equipe que propõe o jogo. Já os enfrentei muitas vezes, mas acredito que jogar em casa vai fazer a diferença para nós. O Santos é um time grande com sua torcida e acredito que esse apoio vai ajudar muito. Demonstraremos em campo que estamos prontos para ganhar o jogo e ficar com os três pontos”, disse o euqatoriano.

AGENDA

Buscando esquecer sua estreia ruim pelo torneio continental, o Santos volta a disputar uma partida pela Copa Sul-Americana, válida pela segunda rodada da fase de grupos, mas desta vez em plena Vila Belmiro, diante do Universidad Católica do Equador, na próxima quarta-feira (14), às 19h15.