Ex-jogador do Santos e ídolo da Seleção Colombiana, Freddy Rincón faleceu no início da madrugada desta quinta-feira (13) após ser vítima de um grave acidente de carro sofrido na cidade de Cali, na Colômbia. No alto de seus 55 anos, a confirmação do óbito do ex-atleta veio através de uma nota emitida pela clínica que se encontrava lutando pela vida, e, agora, deixa dois filhos, Sebástian Rincón, de 28 anos, e Freddy Stiven.
“A Clínica Imbanaco, com prévia autorização e em companhia dos familiares, se permite informar à opinião pública que, apesar de todos os esforços realizados por nosso corpo médico e assistencial, o paciente Freddy Eusebio Rincón Valencia faleceu no dia de hoje 13 de abril de 2022. Lamentamos profundamente este sensível acontecimento, enquanto estendemos nossas mais profundas condolências à família, amigos, parentes e seguidores. Jamais haverá forma de expressar o que isto significa realmente para nós. Convidamos a todo o país a recordá-lo com alegria por tudo o que nos brindou em vida com suas conquistas desportivas”, disse o comunicado oficial.
Na madrugada da última segunda-feira (11), o carro dirigido pelo ex-Santos foi atingido por um ônibus, acidente que causou em Rincón traumatismo craniano; mesmo após ter sido operado, Freddy não sobreviveu aos ferimentos e faleceu.
Tendo iniciado sua carreira na parte final da década de 80, Freddy pôde acumular suas primeiras experiências em seu país natal, dividindo oito temporadas entre o Santa Fé e o América de Cali. Após seu início promissor, passou a se aventurar no futebol internacional, primeiramente sendo contratado pelo Palmeiras, mas também registrando atuações pelo Napoli, da Itália, e Real Madrid, da Espanha. Encontrando seu lar no Brasil, porém, Rincón retornou ao território nacional em 1996, para nunca mais sair. Entre 1997 e 2000, foi capaz de construir sua reputação de ídolo no Corinthians, antes de desembarcar na Baixada Santista.
Chegando ao Peixe na virada do milênio, Freddy permaneceu na Vila Belmiro somente por uma temporada e meia, tempo que o permitiu a registrar 39 atuações com a camisa Alvinegra, marcando seis gols. Apesar de não conquistar nenhum troféu pelo clube da Baixada Santista, encerrou sua carreira tendo vencido um Mundial de Clubes da Fifa, dois Campeonatos Brasileiros, duas Ligas Colombianas, duas Ligas Colombianas Apertura e uma Copa da Colômbia; pela seleção colombiana, foram três participações em Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998) e três Copas Américas (1991,1993 e 1995).
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.