Santos e Coritiba se enfrentaram no último domingo (17), na Vila Belmiro, em partida válida pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação sólida e intensa, o Peixe foi capaz de acumular seu primeiro triunfo na competição pelo placar de 2×1, com gols de Léo Baptistão, Léo Gamalho e Henrique (contra). A partida foi marcada por um pênalti controverso, lance que teve o áudio da decisão tomada entre o árbitro e o operador do VAR liberado na última segunda-feira (18) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
De volta? Técnico do Santos indica possível retorno de veterano à equipe titular na Copa do Brasil
O lance que originou o gol do Coritiba foi protagonizado por Vinícius Zanocelo, quando o volante se utilizou de um carrinho na grande área para tentar bloquear uma possível finalização do jovem Andrey; não tendo realizado o chute, o jogador do Coxa buscou o contato de seu pé com o corpo do atleta santista e, assim, foi derrubado na área.
No áudio liberado, o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães diz ter observado o contato do braço de Zanocelo com Anrdey, lance que julgou ser um choque imprudente e que, consequentemente, configuraria o pênalti. Diante do esclarecimento do árbitro, o operador do VAR não se manifestou contra a decisão, concluindo a análise do ajudante da arbitragem e, assim, consolidando a decisão tomada em campo.
“Pênalti. O braço encostou nele”, disse Wagner, comentário que foi rebatido pelo VAR com “Qual foi a decisão, o que você viu, Wagner?”. “Eu vi o corpo dele, junto com o braço, encostando no jogador. Teve o choque, choque imprudente, penal”, completou o árbitro. “Ok, lance checado, segue a decisão do campo”, finalizou o VAR.
A penalidade foi motivo de grande revolta e repercussão entre a comissão técnica, jornalistas e torcedores do Santos nas redes sociais. Logo após o término do duelo, Bustos afirmou que “É difícil. Tivemos um pênalti que não existe. Temos o VAR e é preciso usar para tirar as dúvidas”.
AGENDA
Com a moral elevada após adquirir seu primeiro triunfo na elite nacional, o Santos volta a disputar uma partida diante do Coritiba, mas desta vez em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio Couto Pereira, na próxima quarta-feira (20), às 19h30.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.