Tá feio! Santos acumula terceiro pior aproveitamento no ano entre os 20 que disputam a Série A

Bustos Santos
Foto: Marcos Ribolli/Globo Esporte

Santos e Coritiba se enfrentaram na última quarta-feira (20), no Estádio Couto Pereira, em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil. Apresentando uma atuação apagada e protagonizada pelo goleiro João Paulo, o Peixe foi derrotado pelo placar magro de 1×0, com gol de Alef Manga. O resultado negativo causou um impacto direto no aproveitamento do Alvinegro Praiano no ano, porcentagem que se mostra entre as “lanternas” levando em conta todos os times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.

Mais grana! Atleta do Santos aguarda valorização de seu salário para a sequência de 2022

Segundo dados divulgados pelo perfil Footstats, no Twitter, o clube da Baixada Santista se encontra com 44% de aproveitamento nas partidas que disputou em 2022, número que o classifica como o terceiro pior entre todos os times que se encontram na elite do futebol brasileiro. A porcentagem foi herdada através das 19 partidas que o Santos já disputou neste temporada, acumulando seis vitórias, cinco empates e seis derrotas.

Na tabela divulgada pelo perfil, o Peixe só se encontra à frente de Avaí (33%) e Juventude (40%); como efeito de comparação, quem lidera a lista é o Atlético-MG, que acumulou um aproveitamento de 85% através de 16 vitórias, três empates e somente uma derrota em 20 atuações. Levando em conta os rivais do estado, quem mais se aproxima do Alvinegro é o Corinthians, que ostenta um aproveitamento de 60%, enquanto São Paulo (67%) e Palmeiras (74%) se encontram mais acima na tabela.

Goulart Santos
Foto: Diogo Reis/AGIF

Confira a tabela completa abaixo:

85% – CAM, 77% – CUI, 75% – FLU, 74% – CEA, 74% – PAL, 71% – FLA, 71% – CFC, 70% – ACG, 67% – SÃO, 65% – FOR, 60% – BOT, 60% – RBB, 60% – COR, 59% – GOI, 50% – INT, 48% – CAP, 45% – AMG, 44% – SAN, 40% – JUV, 33% – AVA.

Além da mudança de técnico no início da temporada e oscilações dos jogadores que compõem o elenco, uma das explicações para o aproveitamento ruim do Santos no ano podem ser os tabus que a equipe se vê envolvida. Desde a chegada de Fabián Bustos, o Peixe não foi capaz de vencer fora de casa, além de não conseguir emendar uma sequência de três vitórias desde a era comandada por Fernando Diniz, no trimestre final do ano passado.

AGENDA

Tendo acumulado uma atuação ruim no meio de semana, o Santos buscará voltar ao caminho das vitórias neste domingo (24), às 16h, diante do América-MG, em plena Vila Belmiro, em um duelo que será válido pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.