Santos e América-MG se enfrentaram neste domingo (24), na Vila Belmiro, em partida válida pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação sólida e intensa, o Peixe foi capaz de superar seu adversário, de forma dominante, pelo placar de 3×0, com gols de Marcos Leonardo e Vinícius Zanocelo (duas vezes). Com os três pontos, a equipe comandada por Fabián Bustos alcançou os sete pontos e, por conta do saldo de gols, se estabeleceu na liderança do torneio.
Resumão da semana do Santos: vitória no Brasileirão, revés na Copa do Brasil e insatisfação com a arbitragem
PRIMEIRO TEMPO
O início da etapa não se mostrou representativo do restante dos 45 minutos iniciais. Durante os primeiros momentos da partida, Santos e América-MG se mostraram praticamente em pé de igualdade, apresentando intensidade e ímpeto ofensivo que inflamaram os espectadores. Quem se destacou neste momento do duelo foram os donos da casa, que apresentaram mais perigo ao gol defendido por Jailson.
Contrariando os esforços ofensivos, porém, as equipes não conseguiram anotar chances reais de perigo até o 15º minuto; a partir deste momento, o Peixe assumiu o protagonismo do embate, relegando o Coelho ao papel defensivo. Em sua primeira finalização que ameaçou a meta adversária, o Alvinegro viu Marcos Leonardo conectar um chute cruzado a partir de um passe de Ângelo, com a bola passando a poucos centímetros da meta. Logo em seguida, Léo Baptistão arriscou de fora da área, forçando a primeira defesa de Jailson na tarde.
O volume ofensivo criado pelos comandados de Bustos foi recompensado aos 28 minutos, quando o time da casa inaugurou o placar. Também através da combinação de Ângelo e Marcos Leonardo, o camisa 9 foi capaz de cabecear a bola no canto contrário em que o arqueiro mineiro se encontrava, estufando a meta. Leonardo ainda foi personagem da segunda chance mais clara do Peixe de alterar o placar, aos 34′, ao finalizar duas vezes à queima roupa, mas só podendo observar a bola ser defendida por Jailson em ambas as oportunidades.
A dominância exercida pelo Santos foi determinante na postura apresentada pelo Coelho na primeira etapa, que, ao se ver preocupado com o volume de jogo do adversário, se restringiu a concretizar poucas finalizações em seu setor de ataque, não exigindo nenhuma defesa difícil de João Paulo. Aos 42′, a melhor chance do América-MG foi registrada através de uma falta cobrada por João Paulo, que se direcionou um pouco acima do travessão alvinegro. Desta forma, ambas as equipes se direcionaram aos vestiários com o placar magro de 1×0.
SEGUNDO TEMPO
Iniciando a segunda etapa da mesma forma que encerrou sua participação nos 45′ iniciais, o Santos não aparentou uma diminuição de ritmo após o intervalo. Apresentado exatamente o contrário, a equipe de Bustos não se acomodou diante da vantagem que ostentava e, diante disso, partiu para a pressão ofensiva. O resultado da postura foi o aumento de sua vantagem, logo aos cinco minutos. Mais uma vez partindo de uma iniciativa de Ângelo, o jovem providenciou uma passe para Léo Baptistão, que viu seu chute ser bloqueado, mas a sobra de bola foi arrematada por Zanocelo, que estufou a rede adversária.
O 2×0 no placar, enfim, pareceu aliviar a pressão santista, que diminuiu o ritmo e passou a cadenciar a partida. Desta forma, o América-MG se viu capaz de aumentar seu ímpeto ofensivo e incomodar o sistema defensivo santista pela primeira vez na partida. Rodeando a área dos donos da casa e apresentando perigo ao gol alvinegro, o Coelho registrou sua melhor oportunidade aos 20′, quando Felipe Azevedo recebeu dentro da área e forçou João Paulo a realizar uma boa defesa.
Paulinho Bóia ainda foi alvo de um lance de possível pênalti para os visitantes, que reclamaram bastante após a decisão da arbitragem de seguir a partida. A influência do Peixe no duelo, porém, ainda não havia terminado; aproveitando os espaços deixados pelo América-MG ao se posicionar em sua área de ataque, o Alvinegro passou a oferecer perigo, novamente, à área de Jailson. Em um desses lances, Zanocelo foi capaz de anotar o terceiro tento da partida – segundo dele – a partir de um escanteio; após cabeçada de Maicon, a bola se posicionou à frente do camisa 25, que só precisou empurrar a redonda para o fundo do gol.
Mesmo abatido pelo aumento da vantagem dos donos da casa, o América-MG não se entregou e ainda anotou um gol através da cabeça de Índio Ramírez, tento que foi anulado por impedimento após revisão do VAR. Com poucas chances de igualar o placar e não criando finalizações perigosas, o placar se manteve inalterado e, desta forma, o triunfo do Santos foi consolidado.
FICHA TÉCNICA
Santos 3 x 0 América-MG
Estádio: Vila Belmiro, Santos, São Paulo
Gols: Marcos Leonardo (28’/1T), Zanocelo (5’/2T e 32’/2T),
Santos: João Paulo, Madson, Maicon, Bauermann, Lucas Pires, Rodrigo Fernandes, Vinícius Zanocelo (Willian Maranhão), Léo Baptistão (Angulo), Ângelo (Marcos Guilherme), Marcos Leonardo (Ricardo Goulart) e Jhojan Julio (Lucas Braga).
América-MG: Jailson, Patric, Conti, Éder, João Paulo, Zé Ricardo (Pedrinho), Juninho (Flávio), Alê, Felipe Azevedo (Índio Ramirez), Everaldo (Matheusinho) e Paulinho (Carlos Alberto).
Cartões amarelos: Fernández (SAN), Marcos Leonardo (SAN)
MELHORES MOMENTOS
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.