Santos e América-MG se enfrentaram no último domingo (24), na Vila Belmiro, em partida válida pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação sólida e intensa, o Peixe foi capaz de superar seu adversário, de forma dominante, pelo placar de 3×0, com gols de Marcos Leonardo e Vinícius Zanocelo (duas vezes). A partida ficou marcada por um protesto protagonizado pela torcida organizada do Alvinegro, ação que foi alvo de críticas de um comentarista durante a transmissão da partida.
Santos x América-MG: Veja os gols e melhores momentos do jogo
No 18º minuto do duelo, após o silêncio intencional da torcida organizada ser pontuada pelo repórter em campo da transmissão, o comentarista Walter Casagrande – que participava da cobertura no serviço de pay-per-view Premiere -, comentou acerca do protesto, dizendo que “a torcida não pode confundir a decisão dos dirigentes com o apoio que tem que dar pros jogadores em campo. Deveria fazer barulho e ajudar o Santos pq a equipe precisa ganhar essa partida. Os jogadores não tem nada a ver com decisões administrativas ou políticas do clube”. A fala ainda foi apoiada pelo narrador da ocasião, Everaldo Marques, que proferiu “assino embaixo” para completar o assunto.
As opiniões foram compartilhadas após a transmissão se atentar ao episódio protagonizado pela torcida organizada do Santos durante o primeiro tempo do duelo de ontem (25). Nele, os adeptos intencionalmente se encontravam silenciosos e sem demonstrar apoio aos jogadores em campo, em virtude das decisões tomadas pela diretoria acerca da presença de público visitante nas partidas contra o Coritiba. Além da falta dos tradicionais cânticos vindos da arquibancada, a transmissão também destacou a falta das tradicionais bandeiras que decoram o setor em que a torcida se localiza e, por fim, a quietude que a ausência do apoio estava causando.
A indignação do principal grupo organizado de apoio ao Peixe se deu por conta dos pedidos efetuados pelos dirigentes do Alvinegro na última quarta-feira (20), de forma prévia à partida contra o Coritiba, válida pela Copa do Brasil. Na ocasião, ambas as diretorias entraram em acordo para buscar uma interdição de torcidas visitantes nas três partidas restantes entre Santos e Coxa em 2022, em decorrência do enfrentamento dos adeptos nos arredores da Vila Belmiro, no final de semana passado. Além da falta de público no embate de ida pela principal copa do território nacional, já foi acordado com a CBF de que torcedores visitantes não poderão estar presentes no duelo de volta, bem como na partida de returno do Campeonato Brasileiro, que será sediada no Couto Pereira.
AGENDA
Embalado por uma vitória dominante no final de semana, o Santos desvia suas atenções do Campeonato Brasileiro e volta a focar na Copa Sul-Americana, torneio pelo qual enfrentará o Unión La Calera, fora de casa, na próxima quinta-feira (28), às 21h30, em partida válida pela terceira rodada da fase de grupos.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.