Santos e Palmeiras se enfrentaram no último domingo (29), na Vila Belmiro, em partida válida pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação sólida, porém marcada por grandes defesas do goleiro adversário, o Peixe não foi capaz de impedir a vitória do Alviverde pelo magro placar de 1×0. Com a derrota, a equipe comandada por Fabián Bustos se estabeleceu na oitava posição, ostentando onze pontos.
Santos para em Marcelo Lomba e acumula derrota para o Palmeiras dentro de casa
MELHORES MOMENTOS
PRIMEIRO TEMPO
Frenética desde o apito inicial até o intervalo, a primeira etapa da partida foi marcada pelo ímpeto ofensio de ambas as equipes. O volume de jogo que cada lado buscou imprimir durante os 45 iniciais se evidenciou logo aos seis minutos, quando Léo Bptistão de viu no final de um cruzamento de Marcos Leonardo, não sendo capaz de alcançar a bola dentro da pequena área. Logo em seguida, foi a vez dos visitantes registrarem sua primeira chance no clássico, através dos pés de Raphael Veiga, que só pôde observar enquanto seu chute de fora da área se encaminhou para a linha de fundo.
Mesmo se mostrando a equipe com menos posse de bola, o Santos se viu apto a capitalizar diante dos espaços concedidos pelo Palmeiras, assim anotando outras duas boas finalizações antes mesmo dos 25′. Aos 10′, Sandry se viu no final de um sobra de bola dentro da área de Marcelo Lomba, mas disparou por cima d meta alviverde; enquanto isso, aos 21′, Baptistão realizou uma boa jogada individual, se desprendendo da marcação, mas parando nas mãos do arqueiro do Porco.
Indispostas a diminuírem o ritmo, ambas as equipes seguiram protagonizando um duelo recheado de emoções. Em lances subsequentes, Zé Rafael arriscou de fora da área, forçando a primeira participação de João Paulo no duelo, enquanto Marcos Leonardo também produziu um chute de longe, isolando a redonda pela linha de fundo.
Aos 39′, porém, veio o lance de maior repercussão da primeira etapa. Após uma boa jogada do Alvinegro Praiano pelo lado esquerdo de seu campo de ataque, Madson foi capaz de forçar outra boa defesa de Lomba através de uma cabeçada; mantendo a bola no ataque, Léo Baptsitão recolheu a sobra e, contando com um desvio da zaga palmeirense, viu seu passe encontrar Marcos Leonardo sozinho dentro da área, com o camisa 9 estufando a rede alviverde. Após revisão do VAR, porém, o lance foi anulado devido a uma falta cometida por Baptistão no início da jogada, assim mantendo as equipes em tom de igualdade.
Após o susto do tento anulado, o Palmeiras se viu melhor nos minutos finais da etapa, recolhendo mais duas boas chances diante do gol defendido por João Paulo. Na primeira instância, Rony se encontrou sozinho para cabecear em direção à meta, mas acabou mandando a bola para a linha de fundo. Enquanto isso, na segunda tentativa, Dudu se viu diane de uma sobra de bola a partir de um escanteio, mas isolou sua chance, encaminhando ambas as equipes para os vestiários com o placar inalterado.
SEGUNDO TEMPO
Mesmo com os ânimos elevados após uma primeira etapa disputada, as equipes retornaram a campo com um pouco mais de cautela, cadenciando o ritmo frenético da partida. Desta forma, enquanto o Santos se viu capaz de rodear a área adversária em busca de espaços para que pudesse capitalizar, o Palmeiras se viu com dificuldades para manter a bola em seu campo de ataque e finalizar ao gol. Os setores defnsivos foram os grandes destaques deste primeiro momento da etapa complementar, já que, mesmo com os clubes produzindo jogadas criativas, as zagas Alvinegra e Alviverde puderam neutralizar possíveis perigos às suas respectivas metas.
O primeiro lance de grande repercussão do segundo tempo se concretizou aos 20′, em favor dos visitantes; após um bom passe de Scarpa para dentro da área, Marcos Roca recebeu uma carga nas costas de Fernández, contato que foi julgado faltoso após revisão no VAR do árbitro e, assim, consolidando o pênalti para o Porco. Contrariando as expectativas dos espectdores, porém, Raphael Veiga – que nunca havia perdido um pênalti pelo Palmeiras – carimbou a trave de João Paulo, assim ainda mantendo a igualdade no placar.
Apesar de ter desperdiçado uma ótima chance de inaugurar o placar, o Palmeiras seguiu pressionando os comandados de Fabián Bustos, até que foram capazes de reverter a frustração de Veiga em comemoração. Aos 34′, Gustavo Gómez foi capaz de se desprender da marcação e se viu apto a cabecear em direção à meta, contando ainda com um toque de Lucas Pires, mas vendo a redonda morrer no fundo da rede de João Paulo, assim abrindo a contagem da noite.
Contando com algumas alterações realizadas pelo comandante Fabián Bustos, o Santos ainda se viu capaz de assustar seu adversário através dos pés de Ricardo Goulart, que disparou uma bomba em direção ao gol, exigindo mais uma boa defesa de Marcelo Lomba. O arqueiro alviverde ainda foi o personagem principal de outro lance, aos 50′, quando defendeu, à queima roupa, uma finalização de Lucas Pires. A solidez apresentada pela defesa do Palmeiras acabou garantindo a primeira derrota de Fabián Bustos diante do Alvinegro Praiano dentro da Vila Belmiro.
FICHA TÉCNICA
Santos 0 x 1 Palmeiras
Estádio: Vila Belmiro, Santos, São Paulo
Gol: Gustavo Gómez (PAL – 36’/2T)
Santos: João Paulo, Madson, Maicon, Bauermann, Lucas Pires, Fernández, Sandry (Bruno Oliveira), Zanocelo (Lucas Braga), Léo Baptstão (Angulo), Jhojan Julio (Ricardo Goulart) e Marcos Leonardo (Rwan).
Palmeiras: Marcelo Lomba, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo (Naves), Jorge, Gabriel Menino (Fabinho), Zé Rafael, Dudu (Rafael Navarro), Raphael Veiga (Atuesta), Gustavo Scarpa e Rony (Breno Lopes).
Cartões amarelos: Gabriel Menino (PAL), Fernández (SAN), João Paulo (SAN), Léo Baptistão (SAN)
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.