João Paulo brilha, mas só garante o segundo empate seguido do Santos na Série A

Bauermann gol anulado Santos
Foto: Reprodução/Twitter/Santos

Santos e Internacional se enfrentaram nesta quarta-feira (8), na Vila Belmiro, em partida válida pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação de momentos mistos, mas observando uma atuação heroica do goleiro João Paulo, o Peixe só foi capaz de garantir seu segundo empate seguido na competição pelo placar de 1×1, com gols de Lucas Braga e Bruno Méndez. Com a igualdade, a equipe comandada por Fabián Bustos estacionou na décima colocação, ostentando 13 pontos.

Neymar no Santos? Portal expõe planos ousados do clube acerca de um possível retorno do craque

PRIMEIRO TEMPO

Ditando o ritmo que a partida adotaria durante a totalidade dos primeiros 45 minutos, a primeira etapa se iniciou com João Paulo como o grande nome da equipe dos donos da casa. Logo aos dois minutos, Edenílson foi responsável por cobrar uma falta perigosa para dentro da área alvinegra, exigindo uma manifestação do arqueiro santista, que afastou a bola. A resposta do Santos veio um minuto depois, quando Angulo se viu diante da meta adversária a partir de uma sobra de bola, mas o equatoriano não foi capaz de dominar a bola corretamente e desperdiçou a primeira grande chance do Peixe.

João Paulo rapidamente precisou ser acionado em mais um lance, esbanjando a capacidade de seus reflexos rápidos ao impedir um chute de Pedro Henrique, após cruzamento na grande área. Após os primeiros sustos, o Internacional passou a tentar sufocar a saída de bola do Alvinegro Praiano, buscando exigir dos comandados de Fabián Bustos lançamentos longos e tentativas de conexões diretas; os donos da casa, porém, ainda foram capazes de organizar algumas jogadas terrestres.

A partir dos 20′, a partida ficou marcada pela intervenção dupla do VAR em dois lances decisivos para a equipe do Santos; na primeira ocasião, Léo Baptistão se viu derrubado perto da grande área, em um lance que, primeiramente, a arbitragem assinalou como penalidade, mas depois reverteu para uma bola parada fora da área colorada. A intervenção seguinte foi registrada a partir da batida da bola parada cobrada por Lucas Pires, após Bauermann completar o cruzamento, de cabeça, e estufar a rede do goleiro Daniel; após chamada de revisão do VAR, o posicionamento do zagueiro foi assinalado como impedimento.

Logo após as decisões da comissão de arbitragem, o Colorado se propôs a assustar novamente o Peixe, exigindo mais uma defesa de João Paulo; após uma boa jogada individual, Alan Patrick se viu cara a cara com o arqueiro, que foi capaz de impedir a investida ofensiva. Sete minutos após o lance, o nome da partida até então precisou realizar mais uma boa defesa para manter o zero no placar. Desta vez, João Paulo impediu uma boa finalização de De Pena, encaminhando a bola para escanteio. As investidas finais do Santos foram registradas pouco antes do apito final, primeiro a partir de uma cabeçada de Baptistão e, em seguida, carimbando o travessão de Daniel com Angulo.

Santos elenco
Foto: Reprodução/TWitter/Santos

SEGUNDO TEMPO

Ainda mantendo o ritmo que a etapa anterior se encerrou, o segundo tempo começou com mais um esforço ofensivo de Léo Baptistão, que, aos seis minutos, subiu sozinho para cabecear em direção à meta colorada, mas só pôde observar enquanto a bola subiu demais e se encaminhou para a linha de fundo. De forma seguida, foi a vez do Internacional assustar os donos da casa mais uma vez através de Pedro Henrique, que se viu capaz de finalizar a partir de uma sobra de bola, mas só acertou a rede alvinegra pelo lado de fora.

Após uma diminuição no ritmo da partida e a substituição da criatividade nas jogadas pelo aumento da fisicalidade, o Santos voltou a ameaçar a meta colorada a partir dos 15′ e, enfim, foi capaz de converter uma de suas chances aos 17 minutos. Após um bom passe de Bruno Oliveira, Lucas Braga se viu cara a cara com o goleiro Daniel, driblando o arqueiro e somente precisando empurrar a bola para o fundo do gol; após mais revisão do VAR, o tento foi confirmado.

Apesar do alívio de enfim ter tido sucesso em uma finalização, o Peixe pouco pôde comemorar a vantagem no placar, já que o Internacional se lançou ao ataque e, com o volume ofensivo bem alto, conquistou o empate. Aos 25′, Bruno Méndez se encontrou com uma sobra de bola dentro da área alvinegra, somente precisando encher o pé e estufar a rede defendida por João Paulo, assim igualando os tentos na noite santista.

Apesar de não ser capaz de conter a finalização de Bruno Méndez, o arqueiro alvinegro ainda foi essencial para impedir que o Colorado rapidamente aumentasse sua vantagem e virasse a partida. Em lances seguidos, João Paulo buscou uma cobrança de falta de Carlos De Pena no ângulo da meta, lançando a bola para o escanteio; na cobrança, o goleiro precisou impedir uma cabeçada de Rodrigo Dourado, enfim afastando os perigos do adversário. Não se deixando abalar pelos esforços ofensivos do adversário, o Santos encontrou uma ótima oportunidade a partir dos pés de Lucas Pires, que se encontrou com o gol livre após Daniel ter sido superado no jogada, mas carimbou o peito do defensor Vitão.

Marcando seu nome entre os melhores da partida, João Paulo ainda precisou trabalhar mais uma vez, aos 40′, quando tirou dos pés de Taison uma bola que poderia definir o placar final da partida. Diante dos esforços heroicos de seu goleiro e a incapacidade de converter as inúmeras chances criadas, o Santos consolidou seu segundo empate seguido na competição.

FICHA TÉCNICA

Santos 1 x 1 Internacional

Estádio: Vila Belmiro, Santos, São Paulo

Gol: Lucas Braga (SAN – 17’/2T), Bruno Méndez (INT – 25’/2T)

Santos: João Paulo, Madson, Maicon, Bauermann, Lucas Pires, Fernández, Zanocelo (Sandry), Ricardo Goulart (Rwan), Léo Baptstão (Bruno Oliveira), Angulo (Lucas Barbosa) e Lucas Braga (Pirani).

Internacional: Daniel, Bustos (Bruno Méndez), Vitão, Mercado, Renê, Gabriel, Edenílson (Maurício), Alan Patrick (Patrick), Carlos De Pena, Pedro Henrique (Rodrigo Dourado) e David (Alemão).

Cartões amarelos: Edenílson (INT), Madson (SAN), Fernández (SAN)