Mesmo com a janela de transferências estando fechada e não sendo reaberta até o meio do ano, o Santos segue sendo alvo de especulações acerca de novas contratações. Tendo contado com a chegada de cinco jogadores somente após o início da era Fabián Bustos, foi reportado, nesta sexta-feira (7), que o Peixe poderia estar encarando a possibilidade de perder três jogadores para outros clubes no mercado internacional, nomes que já vinha sondando, mas ainda sem qualquer tipo de acerto em negociações.
Prometeu! Presidente do Santos garante a permanência de dois jogadores emprestados e alivia a torcida
De acordo com o portal BolaVip Brasil, dois nomes que vinham sendo especulados como opções de contratação para o Santos na próxima janela de transferências se encontram destinados a assinarem com outros clubes. O primeiro da lista seria o lateral-direito João Lucas, jogador ex-Flamengo que atualmente se encontra no Cuiabá; o nível das atuações do atleta nas competições nacionais teria despertado o interesse da diretoria alvinegra, com até mesmo o “sinal verde” tendo sido concedido pelo comandante Fabián Bustos para que os mandatários persigam a transferência.
Porém, o Peixe, desde o início, já estava ciente de alguns entraves na negociação. Parte integral do elenco do Cuiabá nesta Série A do Campeonato Brasileiro, o atleta já acumulou sete atuações na competição, fator que inviabiliza sua participação por qualquer outro clube no mesmo torneio; desta forma, a diretoria do Alvinegro Praiano estaria encarando a possibilidade de contrata-lo somente para a temporada de 2023. Entretanto, o maior impedimento em uma possível negociação, segundo o portal, seria de que o clube mato-grossense só estaria interessado em ceder o jogador a equipes do exterior que já vêm sondando uma possível negociação, transferência que geraria mais dinheiro à equipe.
Em seguida, o portal apresentou a situação de Emmanuel Martínez, de 27 anos, que atualmente se encontra no Barcelona de Guayaquil, do Equador. Já tendo até mesmo feito uma proposta para adquirir o jogador em definitivo na última janela de transferências, o Santos estaria estudando a realização de mais uma investida, interesse que foi ainda mais alimentado após a divulgação da vontade do próprio jogador em vestir o manto alvinegro dentro de campo. As negociações, que outrora aparentaram como um negócio de sucesso caso concretizado, agora aparentam ter esfriado, já que o argentino estaria envolvido em conversas avançadas com o Lanús, de seu país natal.
Por fim, a história que gerou maior frustração entre os adeptos santistas estaria relacionada ao recuo nas negociações com o lateral Byron Castillo, do Barcelona de Guayaquil. De acordo com o que foi exposto pelo jornalista André Hernan, o motivo do recuo por parte da diretoria do Alvinegro Praiano nas negociações seria estritamente por motivos financeiros, já que a quantia de 2 milhões de dólares (aproximadamente R$ 9,5 milhões na cotação atual) por 50% dos direitos do jogador, mais o salário e luvas destinado ao próprio atleta, estaria além da capacidade financeira do clube. Diante do fim do interesse do Santos no jogador, agora Castillo se encontra encaminhado para se transferir ao León, do México, onde, enfim, poderá experienciar novos ares e tentar afastar sua mente dos problemas extracampo que vem enfrentando.
AGENDA
Após acumular mais um empate seguido e atingir a marca de cinco partidas sem vitória no Brasileirão, o Santos já se vê totalmente focado em seu próximo compromisso pela competição, quando precisará enfrentar o Atlético-MG, no próximo sábado (11), às 19h, em pleno Mineirão, em partida válida pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.