Com o encerramento da temporada europeia tendo se consolidado no final de maio, os bastidores do mercado bola voltam a se agitar. Segundo a imprensa francesa, a temporada de 2022 causou muita decepção no PSG e uma barca de saídas é preparada pelo clube. Depois de um grande investimento em craques como Lionel Messi e Sérgio Ramos, o clube não conseguiu ir longe na Champions League. Além disso, suas lideranças técnicas não agradaram, e a relação com o craque brasileiro Neymar pode estar próxima ao fim, algo que interessa – e muito – o Santos.
Diretão! Ex-Santos é detonado por jornalista por comportamento longe dos gramados: “Jogador mais arrogante”
As mais novas revelações acerca da relação deteriorada entre o craque brasileiro e o Paris Saint-Germain foram trazidas à público pelo jornal El País. Na publicação, o veículo informou que o desejo do clube francês em não contar mais com Neymar se intensificou após a permanência de Mbappé em Paris, com o colega de time do brasileiro tendo “ordenado” que o mesmo fosse vendido. A fala do astro francês teria se juntado aos desejos já definidos da diretoria de encontrar uma nova casa a Neymar, assim concretizando a falta de perspectiva de permanência do atleta na capital francesa.
“Mbappé ordenou mudanças na organização e pediu a remoção do agora ex-diretor esportivo do clube, Leonardo, famoso cúmplice de Neymar. A respeito de Neymar, Mbappé ainda ressaltou a inconveniência que todos já sabiam: sua indisciplina sistemática nos treinos e na recuperação de lesões”, escreveu o jornal. As declarações estariam aliadas à falas do próprio presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, proferidas há pouco tempo que exaltaram a mudança de postura do clube em relação a manutenção de jogadores “badalados”. “Não queremos mais jogadores chamativos. É o fim do bling-bling e do glitter“, disse o mandatário.
Segundo o que já foi reportado pela mídia estrangeira em ocasiões passadas, caso algum clube apresente a oferta de 90 milhões de euros (aproximadamente R$ 475 milhões na cotação atual), a tendência é que a equipe francesa se veja satisfeita em passar o craque para a frente, contrariando falas do próprio atleta que já declarou querer ficar em Paris por mais algumas temporadas.
Diante da instabilidade na relação entre Neymar e PSG, o Santos surge como um dos interessados pela transferência do jogador. Isso porque, de acordo com o Mecanismo de Solidariedade da Fifa – sistema que concede até 5% do valor pago por um jogador para seu clube formador -, o Peixe teria direito a 4% do montante da transferência, já que o jogador permaneceu na Baixada Santista até seus 21 anos. Caso a cifra de 90 milhões de euros seja concretizada, o Alvinegro Praiano receberia 3.6 milhões de euros, ou seja, R$ 21,7 milhões.
A perspectiva de receber uma bolada com uma possível transferência do craque brasileiro para outro clube, porém, pode ser frustrada por conta de um fator crucial apontado pelo próprio El País. Segundo a publicação, o PSG estaria ciente da dificuldade que seria vender Neymar, principalmente levando em conta o valor de seu salário; diante deste impedimento, a estratégia que poderia ser adotada pelo clube francês seria de emprestar o camisa 10 a um dos clubes que demonstrasse interesse, assim colocando um fim no desejo de torcedores santistas em encher os cofres do clube com uma eventual venda astronômica do craque.
Por fim, o veículo ainda revelou os bastidores de reações que o próprio Neymar teria expressado acerca dos rumores de uma transferência para longe da capital francesa, dizendo que o atleta brasileiro se sente “humilhado”. “Neymar disse às suas pessoas de confiança do PSG que se sente humilhado, e que agora espera ter a oportunidade de jogar em outro grande clube – talvez um possível retorno ao Barcelona- para demonstrar a seus patrões que eles estão errados”, completou a reportagem.
AGENDA
Após ter vivido uma semana de altos e baixos em duas competições diferentes, o Santos precisará desviar seu foco das competições nacionais para retomar os esforços em sua campanha pela Copa Sul-Americana, torneio pelo qual protagonizará o jogo de ida das oitavas de final na próxima quarta-feira (29), diante do Deportivo Táchira, às 21h30, no Estádio Polideportivo de Pueblo Novo.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.