Técnico do Santos: Veja o aproveitamento de Odair Hellmann na carreira

O Santos anunciou nesta semana a contratação de Odair Hellmann para comandar o time santista na próxima temporada. O comandante chega com o aval do coordenador de esporte, Paulo Roberto Falcão, e do presidente Andrés Rueda. O novo técnico do Peixe já trabalhou na Seleção Brasileira, Internacional, Fluminense e Al-Wasl.

Na carreira, Odair Hellmann soma 225 jogos oficiais com 56,1% de aproveitamento dos pontos disputados. Foram 107 vitórias, 58 empates e 60 derrotas, com 318 gols marcados pelas suas equipes e 214 sofridos. 

Odair iniciou a carreira na base do Internacional, sendo promovido a auxiliar técnico da comissão permanente em 2013. No Sul, trabalhou com nomes como Dunga, Abel Braga, Diego Aguirre e o próprio Paulo Roberto Falcão.

Em 2016, Odair Hellmann fez parte da comissão técnica de Rogério Micale que conquistou o até então inédito ouro olímpico da Seleção Brasileira. O treinador é conhecido por gostar de trabalhar com jovens atletas, o que é visto com bons olhos no Santos.

Em 2018, Hellmann retornou ao Internacional e ajudou a equipe colorada a retornar para a elite do futebol. O técnico também levou a equipe ao terceiro lugar do Brasileirão daquela temporada e, no ano seguinte, às finais da Copa do Brasil e do Campeonato Gaúcho, ainda sendo uma das oito melhores equipes da Libertadores. 

Em 2019, o Odair assinou com o Fluminense, faturou a Taça Rio e ficou com o vice no estadual. No Brasileirão, deixou o Tricolor das Laranjeiras na 5ª colocação, com 64 pontos ganhos, e a vaga direta à fase de grupos da Libertadores 2021. 

Após o trabalho no Flu, o treinador aceitou a proposta para comandar Al-Wasl. No Oriente Médio, ele não conquistou títulos – mas conseguiu uma vaga na semifinal da Copa do Presidente dos Emirados -, somou 12 jogos de invencibilidade na liga nacional na temporada 2020/2021 e, em sua temporada de estreia, conseguiu o prêmio de técnico do mês.