A venda do atacante Marcos Leonardo para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, pode render ao Santos entre quatro e seis milhões de euros, o que representa um valor de até R$ 37,4 milhões para os cofres do clube da Baixada.
O jogador, vendido pelo Benfica ao Al-Hilal por 40 milhões de euros, passou por exames médicos neste domingo em Portugal e, em seguida, viajará para Paris, na França, onde assinará um contrato de cinco anos com o clube saudita.
O Santos tem direito a receber essa quantia em razão do mecanismo de solidariedade da FIFA, que beneficia o clube formador do atleta. Marcos Leonardo chegou ao Peixe aos 11 anos e permaneceu até os 20, o que lhe garante uma parcela significativa da venda.
Além disso, o Alvinegro detém 10% de mais-valia na transferência do jogador para o Al-Hilal, além de outros direitos estipulados no contrato original de venda ao Benfica.
Passagem pelo Santos
Durante sua passagem pelo Santos, Marcos Leonardo disputou 168 jogos pela equipe principal, marcando 54 gols. Embora não tenha conquistado títulos com o Peixe, o atacante foi uma peça-chave nas temporadas de 2022 e 2023, destacando-se como o principal nome da equipe.
Em janeiro deste ano, o Peixe negociou Marcos Leonardo com o Benfica por 18 milhões de euros (R$ 96,33 milhões na cotação da época). A transferência para o Al-Hilal e a anterior para o Benfica foram intermediadas pela Dodici Sports BR, empresa que representa o jogador.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.