O meio-campista Carlos Sánchez realizou exames médicos e apresentou uma alteração cardíaca. De acordo com informações o jogador apresentou alteração na coronária em um teste de força e passará por novos exames.
Livre-docente na USP e coordenador do programa de infarto do HCor, o cardiologista Leopoldo Piegas explicou ao Globoesporte.com, o protocolo que o atleta passará nos próximos dias.
“Há a possibilidade de que haja uma placa de gordura dentro de uma das coronárias, que começa a obstruir o fluxo de sangue. Quando isso chega em um determinado ponto, aparecem nos testes, sobretudo nos testes de força. Essa alteração pode ser decorrente de uma placa, e a melhor maneira de checar é com uma tomografia”, explicou o médico.
Na próxima semana, o jogador acompanhado pelos médicos do Peixe irá realizar uma tomografia no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A realização de um cateterismo não está descartada dependendo do resultado do exame de imagem.
“Têm uma suspeita e estão fazendo uma avaliação mais criteriosa. Acertaram em afastá-lo enquanto não há um diagnóstico preciso. Por enquanto, é necessário ter cautela. Ele é um atleta profissional de alto nível, certamente passou por várias avaliações cardiológicas ao longo dos anos e agora apareceu algo que não apareceu em anos anteriores. É algo incomum, sobretudo para atletas, portanto é normal que haja uma investigação”, disse Leopoldo Piegas.
Aos 38 anos, Sánchez possui contrato com o Santos até junho de 2023. Após os resultados dos exames os médicos santistas vão determinar se o uruguaio poderá dar continuidade com a carreira.
“Os problemas nas coronárias, que são essa uma obstrução, geralmente aparecem por volta dos 55 anos, mas em alguns casos podem aparecer antes. Pode aparecer aos 30, 35, 40 anos. Há tratamento, muitas pessoas com esse tipo de problema são liberadas para praticarem esporte, mas no caso do esporte profissional é necessário ver caso a caso.” analisou.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.