Veja como o Santos pretende ‘driblar’ a FIFA e a Conmebol para aposentar a Camisa 10

Após a morte de Pelé, 82 anos, os familiares do Rei do Futebol pediram ao Santos para que a camisa 10 fosse aposentada. Em entrevista, o presidente Andrés Rueda diz concordar em não utilizar mais o número que fez história com o Rei Pelé. O mandatário também revelou que a partir de janeiro o Peixe não vai utilizar o número até que uma decisão seja tomada pelo Conselho Deliberativo do clube.

“Eu sempre fui favorável (a aposentadoria), é uma excelente homenagem, mas a opinião do sócio santistas é bem dividida. Com o entendimento da família, vamos propor ao Conselho que se aposente a camisa 10, tem um trâmite, mas enquanto isso a gente, por um ato administrativo, já não vai utilizar a camisa 10 a partir de janeiro esperando que vire uma decisão definitiva”, afirmou o presidente Andres Rueda, em entrevista à Rádio BandNews FM.

Caso a aposentadoria da camisa 10 seja decidida, o Peixe terá que encontrar meios para “driblar” a FIFA e Conmebol em suas competições, como Libertadores, Mundial e Sul-Americana, obrigam que a numeração das equipes siga uma ordem de 1 até o limite de inscritos – de 1 a 30, por exemplo.

Desta forma, o clube deve colocar o número 10 com o terceiro goleiro ou com algum jogador da base recém promovido que não deve receber muitas chances de atuar.

Apesar do desejo dos familiares e de parte da torcida, Pelé, em entrevista ao Bolivia, foi questionado sobre uma possível aposentadoria da camisa 10.

“É melhor deixar a camisa 10, por ai o pessoal nunca vai esquecer”, opinou Pelé