O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Santos, na Baixada Santista, para se despedir de Pelé, em velório realizado na Vila Belmiro. Em entrevista ao canal oficial do Santos, Lula ressaltou a humildade do Eterno Camisa 10 e disse que o “Brasil deve muito a Pelé”.
“Ele obrigava a gente a ir em qualquer lugar assistir futebol, porque muitas vezes a gente não gosta só do nosso time, a gente gosta de alguém que dá espetáculo, alguém que é brilhante O Pelé simboliza tudo aquilo que é a ascensão da espécie humana. Tudo aquilo que a gente poder perceber da ascensão do ser humano foi o Pelé”, disse o presidente do Brasil.
“O Pelé é uma figura muito especial. A gente não pode ficar comparando Pelé a ninguém, porque não tem ninguém comparável a Pelé em se tratando de jogador de futebol, de ser humano, e de comportamento, fino e educado que o Pelé tinha. Ele foi muito para o Brasil, foi muito para Santos, para a cidade de Santos, ele foi muito para São Paulo e ele foi muito para o Lula” , explicou Lula.
O presidente da República ainda destacou a importância de manter a história do Rei do Futebol presente nas próximas gerações.
“Gostaria que a molecada pudesse assistir sobre Pelé, porque ele vai ensinar muito sobre caráter, humildade, dignidade, ensinar as pessoas a serem mais humanistas, fraternas e solidárias. Isso é que o Pelé foi e o mundo deve a ele. Pobre, negro, num país onde o preconceito é muito grande”, exaltou.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.