Santos enfrenta crise ofensiva com três jogos sem marcar gols

Foto: Raul Baretta/Flickr SFC

O Santos vive um momento delicado no ataque. Após a derrota por 1 a 0 para o Corinthians no último domingo, o clube atingiu a marca de três partidas consecutivas sem balançar as redes. A última vez que o Peixe marcou um gol foi no empate por 1 a 1 com o CRB, em 27 de abril, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. Desde então, além da derrota no clássico, a equipe foi superada por 1 a 0 pelo Grêmio, em Porto Alegre, e empatou em 0 a 0 com o Ceará, no Allianz Parque, todos os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro.

Essa sequência sem gols é a primeira desde setembro de 2023, ano em que o Santos foi rebaixado para a Série B. Naquela ocasião, o time comandado por Diego Aguirre perdeu para Atlético-MG (2 a 0), América-MG (2 a 0) e Cruzeiro (3 a 0) sem marcar nenhum gol.

Na atual temporada, o Santos tem apresentado um ataque pouco eficiente. Em 24 partidas, o time marcou 31 gols, uma média de 1,29 por jogo. Desde que Cleber Xavier assumiu o comando técnico, o rendimento ofensivo piorou ainda mais: em quatro jogos sob seu comando, o Santos só conseguiu marcar em uma oportunidade.

Escobar no Santos
Foto: Raul Baretta/Flickr SFC

Quem não faz gol no Santos?

Tiquinho Soares tem sido o centroavante titular, mas sem grande efetividade. Deivid Washington e Luca Meirelles, promessa da base, também têm sido utilizados, mas sem resolver o problema. Cleber Xavier reconhece a dificuldade e promete melhorias:

*“Prometo trabalhar. Trabalhei muito com Tiquinho e Deivid. Utilizamos o Xavier pelo sub-20. O Luca também. Trabalhamos muito com os meias, Thaciano, Barreal, Rollheiser, Soteldo… Para finalizar mais, acertar mais o gol, e trabalhar mais a finalização de média. Com mais paciência nos últimos toques. É trabalhar, não tem outra forma”*, afirmou o técnico após a derrota para o Corinthians.

Santos tenta vencer agora

O Santos volta a campo nesta quinta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), enfrentando o CRB no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela partida de volta da Copa do Brasil. Com o empate em 1 a 1 no primeiro jogo, o Peixe precisa vencer para avançar às oitavas de final. Um novo empate levará a decisão para os pênaltis.

A equipe espera contar com o retorno de Neymar, que está em fase final de recuperação de uma lesão na coxa e pode ser opção para o jogo decisivo . Seu retorno pode ser crucial para reativar um ataque que vive seu pior momento na temporada.

? Leia também: ➡️ SFC lista 5 jogadores para vender em julho; veja nomes