Santos age nos bastidores para evitar punição pesada e manter reforços na janela

João Basso. Foto: Abner Dourado/AGIF

O Santos está se movimentando nos bastidores para evitar um grande problema na próxima janela de transferências: um possível transfer ban. O clube entrou com um recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para suspender a punição relacionada à dívida pela contratação do zagueiro João Basso. A diretoria trabalha com otimismo e acredita que o time não será impedido de registrar novos reforços neste meio de ano.

A sanção foi solicitada pelo Arouca, de Portugal, que cobra o pagamento de 2,5 milhões de euros referentes à negociação de Basso, realizada em julho de 2023. Até o momento, segundo a queixa dos portugueses, o Santos pagou apenas a primeira parcela, no valor de 500 mil euros. Desde então, o clube europeu não recebeu novos repasses, o que motivou a abertura do processo junto à Fifa.

Após ser condenado na primeira decisão, o Santos agiu rápido e recorreu ao TAS. O departamento jurídico do clube está confiante de que o julgamento do recurso só acontecerá dentro de um período que pode variar de seis meses a um ano. Com isso, a possibilidade de sofrer o transfer ban já nesta janela está praticamente descartada. Isso dá tempo para que a diretoria siga ativa no mercado da bola.

O prazo original da Fifa para o pagamento da dívida era de 45 dias, contados a partir da decisão divulgada no mês passado. No entanto, com o recurso já protocolado, o caso está oficialmente em análise, o que, segundo especialistas do clube, suspende qualquer efeito imediato de sanção até uma nova decisão ser tomada.

Romarinho é alvo do Santos - Foto: Reprodução
Romarinho é alvo do Santos – Foto: Reprodução

Mercado do Santos

No balanço financeiro divulgado pela diretoria em 2024, o Santos registrou uma dívida de R$ 12,5 milhões com o Arouca, referente aos valores que ainda estavam em aberto até então. Com os acréscimos de juros e multas, a pendência total chega a quase R$ 16 milhões, um valor significativo para o atual momento financeiro do clube.

Mesmo com o imbróglio jurídico, João Basso terminou o primeiro semestre como titular absoluto da defesa santista. O zagueiro tem sido uma peça importante no elenco de Cleber Xavier e, fora de campo, também tem ganhado destaque. Durante as férias, o defensor compartilhou momentos ao lado de Neymar, com quem desenvolveu amizade desde o início da temporada.

Enquanto a situação se desenrola nos tribunais internacionais, o foco da diretoria segue sendo o reforço do elenco. Com a janela de julho se aproximando, a expectativa é que o Santos consiga anunciar novos nomes e siga fortalecido para os desafios da Série A, sem o risco de bloqueios para registros de atletas.

Arão contratado 

Santos oficializou a contratação do volante Willian Arão para a sequência da temporada 2025. Aos 33 anos, o jogador chega como o primeiro reforço do clube na janela de transferências do meio do ano. Após passagem pelo Panathinaikos, da Grécia, Arão retorna ao futebol brasileiro com a missão de dar mais equilíbrio ao setor de meio-campo comandado por Cléber Xavier no Santos.

Sugestão de aposta

O duelo entre Benfica e Bayern promete ser lá e cá. No entanto, o Bayern chega como favorito e seu sistema ofensivo vai fazer a diferença na partida, já que o Benfica não vive boa fase se defendendo. Por isso, uma boa alternativa de aposta é na vitória do clube alemão.

Logo Betano
Vitória do Bayern
Odd 1.98