Mattos revela bastidores de Neymar no Santos e cita até o PSG

Alexandre Mattos no Santos - Foto: Raul Baretta
Alexandre Mattos no Santos - Foto: Raul Baretta

A renovação de Neymar com o Santos até o fim desta temporada segue rendendo repercussões nos bastidores da Vila Belmiro. Em coletiva realizada nesta quarta-feira (25), o executivo de futebol Alexandre Mattos revelou detalhes pouco conhecidos sobre a relação do camisa 10 com o clube, destacando um gesto que, segundo ele, resume o amor do craque pelo Peixe.

Durante a conversa com a imprensa, Mattos contou um bastidor ocorrido em 2017, na época da transferência de Neymar do Barcelona para o Paris Saint-Germain. Segundo o dirigente, o próprio jogador fez questão de garantir que o Santos recebesse os 5% previstos no Mecanismo de Solidariedade da FIFA, direito reservado aos clubes formadores. Na ocasião, o PSG pagou 222 milhões de euros pela rescisão contratual.

“Quando o Neymar vai do Barcelona para o PSG, com o pagamento da multa, há sempre a discussão do mecanismo de solidariedade. Dos 5%. Se há necessidade de pagar ou não. Quando isso chegou no Neymar, imediatamente disseram ao PSG que não há discussão. Que tinham que pagar o Santos ou não haveria negócio”, afirmou Mattos.

Além de elogiar a postura de Neymar no passado, o dirigente também comentou sobre a renovação atual, que foi cercada de sondagens e especulações. Mattos revelou que recebeu diversas mensagens de executivos e dirigentes de clubes interessados, incluindo propostas de equipes com calendário internacional.

Neymar no Santos
– Foto: Raul Baretta/Flick oficial do SFC

Neymar ficou no Santos

“Sou um cara do mercado. Recebi muitas mensagens sobre a renovação. Recebi mensagens de diretores e CEOs do mundo perguntando se Neymar ficaria. Muitos clubes gostariam de contar com o Neymar, mas ele disse com muita calma que não sairia”, contou o executivo, reforçando a firmeza do camisa 10 em seguir no projeto do Santos.

A decisão de Neymar de continuar no clube, mesmo com o interesse de grandes equipes como o Fluminense, foi vista internamente como uma demonstração clara de compromisso. Para Mattos, o vínculo emocional da família Neymar com o Santos pode ser a chave para uma retomada do protagonismo.

“O amor que eu sinto nos profissionais do Santos é o que eu sinto na família Neymar, no Neymar, no pai. São cobrados por mentiras e sentem bastante, mas esse amor vai fazer o Santos resgatar o protagonismo. Vamos trabalhar muito por isso. Não é tão rápido, mas vamos tentar”, finalizou Mattos.

A fala do dirigente reforça o peso simbólico da permanência de Neymar, não só como reforço técnico, mas também como peça fundamental na reconstrução institucional e emocional do clube. O Santos agora espera colher os frutos dessa escolha dentro e fora de campo.

Arão contratado 

Santos oficializou a contratação do volante Willian Arão para a sequência da temporada 2025. Aos 33 anos, o jogador chega como o primeiro reforço do clube na janela de transferências do meio do ano. Após passagem pelo Panathinaikos, da Grécia, Arão retorna ao futebol brasileiro com a missão de dar mais equilíbrio ao setor de meio-campo comandado por Cléber Xavier no Santos.