A zaga do Santos passou por altos e baixos neste primeiro semestre de 2025, mas termina a pausa para a Copa do Mundo de Clubes com um novo cenário: a dupla João Basso e Luan Peres, alvo de críticas no início da temporada, reconquistou espaço e se firmou como a principal escolha do técnico Cleber Xavier para o reinício do Campeonato Brasileiro.
— Se tem jogo amanhã, meus dois zagueiros são João Basso e Luan Peres. Foram muito bem nos últimos jogos e gostaria de dar oportunidade — afirmou Cleber Xavier, em entrevista ao programa Domingo Esportivo, da Santa Cecília TV.
Ambos começaram a temporada como titulares no duelo de estreia do Paulistão, contra o Mirassol, mas perderam espaço após atuações inconsistentes. Basso, por exemplo, ficou 15 partidas seguidas sem entrar em campo, antes de ressurgir com boas atuações nos últimos três jogos antes da pausa do calendário.
— Pensar o lado positivo que é o Basso. Conhecia pouco, não atuava, atuou bem nos últimos três jogos. O Santos poderia ter vencido os três jogos, ganhar fora é muito difícil e ganhamos duas. Mérito dos atletas e comissão — avaliou o executivo de futebol Alexandre Mattos, em coletiva recente. Vale lembrar que Basso é um dos melhores amigos de Neymar no elenco.
Já Luan Peres, mesmo com mais minutos em campo — são 17 partidas no ano — também passou por momentos de instabilidade. Começou 2025 como titular, perdeu espaço, mas voltou a ganhar confiança com Cleber Xavier, especialmente após a queda de rendimento de Gil e Zé Ivaldo.
A virada começou após a partida contra o Grêmio, quando Luan Peres emendou uma sequência de seis jogos consecutivos como titular, atuando os 90 minutos em todos.
Gil volta, mas vira opção no banco
O veterano Gil, de 38 anos, também viveu um início de ano turbulento. Fora dos planos de Pedro Caixinha, ele retornou ao time sob o comando de Cleber Xavier, mas falhou na partida de ida contra o CRB, o que custou sua vaga no time titular.
Além disso, problemas pessoais o afastaram temporariamente dos treinamentos. Agora, com a situação resolvida, Gil está de volta ao elenco e disposto a cumprir seu contrato com o clube, que vai até dezembro de 2025.
— Gil com problema particular, conheço há muito tempo. Dei essa liberdade para resolver. Na volta, se apresentou dizendo que está tudo resolvido e que está à disposição. Falei que quero o Gil entregue, líder, que briga pela retomada de posição — completou Cleber Xavier.
Menos prioridade para novo zagueiro
Com a consolidação de Basso e Luan Peres, a permanência de Gil e a versatilidade de Willian Arão, que também pode atuar na zaga, o Santos diminuiu o ritmo na busca por um novo defensor nesta janela de meio de ano. A contratação de um zagueiro segue como possibilidade apenas em caso de boa oportunidade de mercado, com o foco principal sendo a chegada de um lateral-direito e um atacante de velocidade.

Calendário do Santos para os próximos jogos
Palmeiras – Campeonato Brasileiro – A definir – Adiado
Flamengo – Campeonato Brasileiro – 21h30 – 16/07
Mirassol – Campeonato Brasileiro – 18h30 – 19/07
Internacional – Campeonato Brasileiro – 21h30 – 23/07
Sport – Campeonato Brasileiro – 18h30 – 26/07

Veja também:
Saiba mais sobre o Peixe pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.