A espera chegou ao fim. Na noite desta quinta-feira (11), Neymar e o Santos voltaram a entrar em campo. No amistoso contra a Desportiva Ferroviária, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), o camisa 10 jogou apenas o primeiro tempo, mas foi o suficiente para deixar sua marca com um gol, uma assistência e muitos sorrisos.
Desde a chegada ao estádio, o clima era de festa. Ovacionado no aquecimento, cercado por crianças antes da bola rolar, e muito acionado em campo, Neymar foi o grande protagonista da partida. E, após 45 minutos intensos, saiu com a sensação de dever cumprido:
“Estou muito melhor do que estava quando cheguei. Não tem nem comparação do sentimento que estou agora com o que tinha no ano passado. Agora é ficar melhor fisicamente cada vez mais, sentir os jogos, e isso vai fazer a diferença”, afirmou o craque na saída para o intervalo.
Um primeiro tempo com cara de ídolo
Logo nos primeiros minutos, Neymar sofreu falta, reclamou de dores, se desentendeu com os marcadores e entrou de vez no clima do jogo. Escalado por Cleber Xavier como segundo atacante, flutuando por trás de Deivid Washington, o camisa 10 alternou jogadas individuais, passes verticais e até recuos para organizar o time no meio-campo.
O primeiro gol veio de pênalti, após Souza ser derrubado por Cássio na área. Neymar deslocou o goleiro Camillato com tranquilidade e fez o que não acontecia desde 2 de março, quando marcou de falta contra o Bragantino, nas quartas do Paulistão.
Pouco depois, veio a assistência — ainda que “meio sem querer”. Em um toque de primeira, que parecia despretensioso, Neymar ajeitou a bola para Guilherme, que bateu firme e ampliou o placar.
Lances de efeito, risos e recomeço
Durante uma paralisação, o camisa 10 interagiu com jogadores da Desportiva, esbanjando simpatia. Ainda teve tempo de tomar e aplicar chapéu, quase dar outra assistência a Escobar, além de uma cobrança de falta que passou por cima do gol.
Com boa movimentação, intensidade e envolvimento, Neymar mostrou que sua retomada está em curso. E o torcedor do Santos pôde ver o início de um novo capítulo do maior ídolo recente do clube.

Calendário do Santos para os próximos jogos
Palmeiras – Campeonato Brasileiro – A definir – Adiado
Flamengo – Campeonato Brasileiro – 21h30 – 16/07
Mirassol – Campeonato Brasileiro – 18h30 – 19/07
Internacional – Campeonato Brasileiro – 21h30 – 23/07
Sport – Campeonato Brasileiro – 18h30 – 26/07

Veja também:
Saiba mais sobre o Peixe pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.