Joia do Santos pede rescisão dias após renovar até 2027!

O volante Hyan está de saída do Santos, poucas semanas após ter renovado contrato até julho de 2027. Revelado nas categorias de base do clube, o jogador de 21 anos tomou a decisão de pedir a rescisão contratual por conta da falta de oportunidades no time principal.

A decisão foi tomada após uma conversa com o técnico Cleber Xavier, que elogiou o desempenho do jogador nos treinos, mas reconheceu que, no momento, há pouco espaço no elenco principal. Com isso, o treinador aconselhou o jovem a buscar um novo clube para ganhar minutagem e continuar evoluindo profissionalmente.

Apesar de a renovação ter sido oficializada pelo Santos no último dia 10 de julho, Hyan soma apenas uma partida oficial em 2024 — ele entrou aos 33 minutos do segundo tempo na derrota para o Red Bull Bragantino, por 2 a 1, no dia 27 de abril, na Vila Belmiro. Durante o período de negociações para a extensão do contrato, o jogador recebeu sondagens de clubes como Atlético-MG, Vitória e Portland Timbers (EUA), mas optou por seguir no Peixe por acreditar no projeto esportivo e por questões familiares, já que espera o nascimento do segundo filho.

Foto: Raul Baretta/Santos FC
Foto: Raul Baretta/Santos FC

Mas o Santos não prometeu?

No entanto, as promessas de mais espaço no elenco não se concretizaram. Chateado com a falta de oportunidades, o estafe do jogador já formalizou o pedido de rescisão junto ao departamento jurídico do Santos.

A renovação de contrato contou com a participação de nomes importantes da diretoria, como José Renato Quaresma, coordenador da base, e Gustavo Ferreira, gerente de futebol. A princípio, o vínculo seria estendido até o fim de 2026, mas as partes decidiram por um projeto de longo prazo até 2027. Thiago Gasparino, ex-gerente de mercado que deixou o Santos rumo ao Sport, iniciou as tratativas. Posteriormente, Guilherme Sousa deu continuidade ao processo antes de ser demitido.

Hyan teve destaque na base do Santos: foram 4 gols em 5 jogos pela Copinha em 2023, além de 8 gols em 14 partidas no Brasileirão Sub-20. Ele também se destacou na Equality Cup, no Catar, e chegou a balançar as redes em um amistoso contra o RB Leipzig, da Alemanha. No Paulistão, foi inscrito na lista B e frequentou o banco de reservas em diversas partidas, mas sem entrar em campo.

Com idade estourada para a base, o volante chegou a ser testado como titular nos treinos por Pedro Caixinha no início do ano, mas sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, o que atrasou sua sequência. Após a recuperação, continuou sendo relacionado apenas pontualmente e não teve minutos desde a retomada do Campeonato Brasileiro.

O desejo do jogador agora é encontrar um clube que ofereça um plano esportivo concreto e tempo de jogo, algo que não conseguiu no Santos, apesar da renovação. O ciclo de Hyan na Vila Belmiro parece chegar ao fim, mesmo após anos de dedicação e expectativas não correspondida.

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC