Tragédia em Santos muda planos do clube sobre nova Vila Belmiro; entenda

O Santos cancelou na manhã desta sexta-feira (1º) o evento que marcaria o lançamento oficial do projeto de reforma da Vila Belmiro. A decisão foi tomada em respeito às vítimas de um incêndio de grandes proporções que atingiu a comunidade Caminho São Sebastião, na Zona Noroeste de Santos, destruindo mais de 100 moradias por volta das 7h40.

O evento estava marcado para acontecer às 11h, no Palácio José Bonifácio, sede da prefeitura. Autoridades locais, como o prefeito Rogério Santos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, e o diretor de novos negócios da WTorre, Luiz Otávio Alves, participariam da cerimônia.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e diversas secretarias municipais estão mobilizadas para prestar assistência às famílias atingidas, além de atuar no controle das chamas e no levantamento dos danos causados pelo incêndio.

Foto: Reprodução TV Globo
Foto: Reprodução TV Globo

Comunicado oficial do Santos

Em nota, o clube informou o cancelamento do evento e destacou que uma nova data será definida oportunamente:

“Em virtude do evento de grande proporção que atinge a área da Última Ponte, no bairro Rádio Clube (Zona Noroeste de Santos), está cancelado o anúncio da aprovação do projeto de construção da nova arena do Santos Futebol Clube que seria realizado nesta sexta-feira (1º). Uma nova data será informada oportunamente. Diversas secretarias municipais da Prefeitura de Santos estão mobilizadas neste momento em auxílio às famílias atingidas.”

Projeto da nova Vila Belmiro

O projeto da nova arena, desenvolvido em parceria com a WTorre, prevê um estádio moderno com capacidade para cerca de 30 mil torcedores, área construída de quase 68 mil metros quadrados e estrutura multiuso para jogos, shows e eventos corporativos. O investimento estimado é de R$ 700 milhões, com obras previstas para começarem no início de 2026 e prazo de execução entre 36 e 42 meses.

A parceria entre Santos e WTorre será de 30 anos, com gestão compartilhada e captação de recursos principalmente por meio da venda de cadeiras e camarotes. Uma audiência pública já havia sido realizada em julho para esclarecer detalhes do projeto à população, e a assinatura do contrato definitivo é aguardada para os próximos 60 dias.

Com a tragédia na comunidade, a agenda do clube foi suspensa, e o foco no momento é o apoio às famílias afetadas. A nova data para o lançamento oficial do projeto será definida em breve.

nova arena do santos
Foto: WTorre