Dorival Júnior e Santos: o reencontro que carrega uma marca incômoda

O Santos entra em campo nesta quarta-feira (15), na Vila Belmiro, buscando muito mais do que três pontos no clássico contra o Corinthians. A equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda tenta encerrar um incômodo tabu que já dura cinco anos: o Peixe não vence nenhum time dirigido por Dorival Júnior desde 2020.

A última vitória santista sobre uma equipe do treinador aconteceu em 16 de agosto de 2020, quando o Santos derrotou o Athletico Paranaense por 3 a 1, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, Dorival enfrentou o clube da Baixada por quatro times diferentesCeará, Flamengo, São Paulo e Corinthians — e segue invicto contra o Alvinegro Praiano.

Fonte: Diário do Peixe

Foto: Raul Baretta / Santos
Foto: Raul Baretta / Santos

Retrospecto recente contra Dorival

Em 2022, dirigindo o Ceará, Dorival empatou 0 a 0 na Vila Belmiro. No mesmo ano, já no comando do Flamengo, venceu o Santos duas vezes: 2 a 1 na Vila e 3 a 2 no Maracanã. Em 2023, pelo São Paulo, manteve o domínio: 4 a 1 no Morumbi e 0 a 0 na Vila. Já em 2025, comandando o Corinthians, superou novamente o Peixe — 1 a 0 em Itaquera, no primeiro turno do Brasileirão.

Ao todo, são seis jogos sem vitórias santistas diante de times comandados por Dorival, um técnico com história vitoriosa na Vila Belmiro, onde conquistou o Paulistão de 2010 e a Copa do Brasil de 2010, além de ter sido responsável por revelar nomes como Neymar, Ganso e André.

Clássico de peso e clima de decisão

Além da tentativa de quebrar o tabu, o duelo desta quarta tem importância direta na tabela do Campeonato Brasileiro. O Santos soma 28 pontos e ocupa a 16ª colocação, tentando se distanciar da zona de rebaixamento.

Será também o primeiro clássico entre Santos e Corinthians na Vila Belmiro em 2025, já que os três encontros anteriores na temporada foram disputados em Itaquera — todos com vitórias corintianas.

Com a Vila lotada e o peso da história em jogo, o Peixe espera transformar a pressão em combustível para, enfim, encerrar o jejum diante de Dorival Júnior e dar um novo rumo à sua campanha no Brasileirão.