Fonte: Portal Diário do Peixe
Entre críticas e fé: o momento mais difícil de Guilherme no Santos
O empate por 2 a 2 entre Santos e Botafogo, no último domingo (26), marcou um fato raro na trajetória recente de Guilherme. Pela primeira vez em nove meses, o atacante iniciou uma partida no banco de reservas. A decisão partiu do técnico Juan Pablo Vojvoda, que optou por uma formação com três zagueiros no estádio Nilton Santos, deixando o camisa 11 fora da equipe titular.
A última vez em que Guilherme havia começado uma partida entre os suplentes foi em janeiro, na derrota para o Velo Clube, ainda sob o comando de Pedro Caixinha, pelo Campeonato Paulista. Desde então, o atacante vinha sendo presença constante entre os onze iniciais sempre que estava em condições físicas.

Contratado no início de 2024, Guilherme rapidamente se consolidou como uma das principais referências ofensivas do Peixe. Foi peça importante na campanha de acesso e manteve protagonismo no Paulistão deste ano. No entanto, ao longo do Brasileirão, o jogador enfrentou altos e baixos — além de uma lesão que o afastou por algumas rodadas, conviveu com críticas diretas da torcida e até vaias após a eliminação para o CRB na Copa do Brasil, quando desperdiçou um pênalti.
O momento foi delicado. Abalado psicologicamente, o atacante chegou a buscar apoio espiritual e, após uma invasão ao CT com ameaças de torcedores, cogitou deixar o clube. Uma conversa com Vojvoda, porém, mudou o rumo da história: o treinador manteve confiança no atleta e o preservou como parte do projeto da equipe.
Antes da partida no Rio, Guilherme somava 81 jogos como titular em 84 possíveis desde que chegou ao clube, com 27 gols e 14 assistências. No entanto, vive uma seca de mais de um mês sem balançar as redes — o último gol foi no triunfo por 1 a 0 sobre o São Paulo, em 21 de setembro.
Mesmo em fase oscilante, o atacante ainda é o artilheiro do Santos na temporada, com 14 gols. No Brasileirão, porém, marcou apenas quatro, metade do total de Barreal, goleador do time na competição.
A expectativa é de que Guilherme possa retomar a titularidade no próximo sábado (1º), quando o Santos enfrenta o Fortaleza, seu ex-clube, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.

 Por: Luis Gustavo Marine Marine
 Por: Luis Gustavo Marine Marine
