Santos: Clássico à vista e um problema inesperado envolvendo Neymar; entenda

Fonte: Portal GE

O Santos entra em campo neste sábado, às 21h (de Brasília), para enfrentar o Palmeiras na Vila Belmiro. E, mais do que a importância do clássico, a grande preocupação do torcedor santista é outra: Neymar está pendurado e pode desfalcar o time de Juan Pablo Vojvoda na reta final do Brasileirão.

O craque do Peixe soma três gols, sete cartões amarelos e um vermelho em 15 jogos na competição — um número que expõe o duelo constante entre o camisa 10 e a arbitragem brasileira.

Reclamações em série e cartões acumulados

Dos sete amarelos recebidos por Neymar, três vieram pelo mesmo motivo: reclamação.

No último domingo, contra o Flamengo, o camisa 10 chegou a chamar o árbitro Sávio Pereira Sampaio de “arrogante”. O cartão saiu aos 35 minutos do primeiro tempo, após Neymar insistir em protestos pela não marcação de uma falta de Danilo em Gabriel Brazão.

Segundo o próprio atleta, o árbitro o teria ameaçado:

“O árbitro é muito ruim. Além de ser ruim, é arrogante. […] Quando falo com ele, ele te ameaça. Disse: ‘Se chegar perto, vou te dar o amarelo’.”

Foto: Raul Baretta / Santos
Foto: Raul Baretta / Santos

Clássico recente, mesma situação

Contra o Fluminense, na 22ª rodada, a cena se repetiu: Neymar discutiu com Wilton Pereira Sampaio aos 48 do segundo tempo, encarou o árbitro e acabou advertido. Depois, foi às redes sociais mostrar marcas de faltas sofridas e reclamar da falta de proteção:

“Sei que não posso me irritar, mas é toda vez isso. […] Essas entradas podem virar longos 10 meses.”

Na goleada sofrida para o Vasco, pela 20ª rodada, o meia-atacante novamente recebeu cartão por reclamação — e acabou suspenso para o jogo seguinte, diante do Bahia.

Expulsões e novos conflitos

Neymar também já foi expulso na competição. Contra o Botafogo, levou dois amarelos: um por falta e outro ao fazer um gol usando a mão. Após o jogo, admitiu o erro, mas voltou a criticar o árbitro Davi de Oliveira Lacerda.

Outro cartão importante foi diante do Juventude. Mesmo após marcar dois gols, o camisa 10 recebeu amarelo por “desrespeito ao jogo”, segundo a súmula, após discutir com o zagueiro Caíque e partir para cima do árbitro Paulo Cesar Zanovelli.

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

Reclamações até fora de campo

Mesmo quando não está em campo, Neymar não esconde a insatisfação. Após a derrota do Santos para o Vitória, criticou o pênalti marcado por Rafael Rodrigo Klein:

“Tem que profissionalizar a arbitragem no Brasil pra ontem!”

Risco real no clássico contra o Palmeiras

Neymar entra no clássico deste sábado pendurado com dois cartões amarelos. Uma nova advertência contra o Palmeiras — seja por falta, reclamação ou qualquer outro motivo — significa suspensão automática.

Em um momento decisivo do Brasileirão, o Santos sabe que perder seu principal jogador pode custar caro. O comportamento do camisa 10 será um dos pontos mais observados do clássico na Vila Belmiro.