Santos FC tem 17 jogadores emprestados; entenda a situação dos principais
Com o fim da temporada se aproximando e o clube ainda focado na permanência na Série A do Brasileirão, o Santos FC também começa a olhar para outro desafio: o destino dos 17 jogadores que estão emprestados a outros times. Entre eles, há jovens promessas que não se firmaram, nomes contestados pela torcida e atletas que acabaram fora dos planos ao longo do ano.
Desses 17 atletas, quatro encerram contrato com o Peixe ainda em 2025 e dificilmente devem retornar. Outros dependem de negociações, desempenho e planejamento para 2026.
A seguir, veja a situação dos principais casos:
Miguelito – América-MG
Tratado como uma promessa no início do ano, Miguelito chegou a ganhar chances no Paulistão, mas não convenceu o técnico Pedro Caixinha e foi emprestado ao América-MG. Lá, teve ótima sequência:
- 25 jogos
- 7 gols e 5 assistências
- Vice-artilheiro do time na temporada
O boliviano encerrou o ano também em alta na seleção, ajudando o país rumo à repescagem da Copa do Mundo e se destacando nas Eliminatórias da América do Sul.

Contrato com o Santos FC: até junho de 2027.
O retorno é incerto, mas o clube vê potencial técnico e de mercado.
Nonato – Fluminense
Adquirido em 2024, Nonato encontrou espaço no Fluminense e virou titular com Zubeldía. Nesta temporada:
- 44 jogos
- 4 gols e 3 assistências
A tendência já está definida: o Flu vai exercer a compra definitiva, avaliada em € 1,5 milhão (cerca de R$ 8 milhões).
Contrato com o Santos FC: até dezembro de 2026, mas não deve voltar.
Patrick – Athletico-PR
Sem grande aprovação da torcida santista, Patrick foi negociado ainda no início da temporada e, no Furacão, reencontrou espaço:
- 41 partidas
- 1 assistência
Com o Athletico-PR de volta à Série A, a permanência do volante é possível ou até provável, principalmente pelo bom relacionamento com o técnico Odair Hellmann.
Contrato com o Santos: até dezembro de 2026.

Alfredo Morelos – Atlético Nacional-COL
Emprestado desde julho do ano passado, Morelos vive bom momento na Colômbia:
- 60 jogos
- 19 gols e 9 assistências
Mesmo em alta, o atacante tem um peso financeiro incompatível com o atual momento santista. A tendência é que seja novamente negociado, seja por novo empréstimo ou venda definitiva.
Contrato com o Santos FC: até o fim de 2026.
João Paulo – Bahia
Ex-titular absoluto do Peixe, o goleiro perdeu espaço após séria lesão no tendão e viu Brazão assumir o gol. No Bahia, também sofreu com problemas físicos e ainda não estreou, devido à boa fase de Ronaldo.
O contrato com o clube baiano tem duração até junho de 2026 e contém cláusulas para compra definitiva ao final do empréstimo.
Contrato com o Santos: até 2027.
Decisão ficará para a próxima temporada.
E o futuro?
O pacote de jogadores emprestados deve gerar um movimento intenso na próxima janela:
- Alguns retornarão para avaliação,
- Outros serão negociados,
- E há casos praticamente resolvidos, como Nonato.
Com um elenco em reformulação constante e desafios financeiros, o Santos terá nesta lista uma das principais fontes de decisões do início de 2026.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.

