Time catarinense é letal nos contra-ataques, aproveita erros defensivos do Santos FC e larga com vitória na Arena Condá
A Chapecoense venceu o Santos FC por 4 a 2 na primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2026, em jogo intenso na Arena Condá. A partida foi marcada por alternância de domínio, muitos gols e eficiência alviverde nos momentos decisivos.
Mesmo atuando em casa, a Chapecoense adotou postura mais retraída no primeiro tempo. O time apostou, portanto, em transições rápidas para explorar os espaços deixados pelo Santos FC.
A estratégia funcionou cedo. Aos 13 minutos, Marcinho encontrou Ítalo em profundidade, que aproveitou falha de Alexis Duarte e sofreu pênalti de Gabriel Brazão. Walter Clar converteu a cobrança e abriu o placar.

O gol não alterou o panorama do jogo. O Santos manteve mais posse de bola e passou a pressionar a defesa adversária de forma gradual.
Aos 34 minutos, Lautaro Díaz acertou o travessão, sinalizando o crescimento santista. O empate veio nos acréscimos, quando Gabriel Menino acertou chute preciso da entrada da área no ângulo de Léo Vieira.
No segundo tempo, o Santos aumentou o volume ofensivo e dominou as finalizações. Aos 21 minutos, Zé Rafael acionou Barreal, que girou sobre Victor Caetano e bateu firme para virar o jogo.
A reação da Chapecoense, contudo, foi imediata. Aos 28, após escanteio, Higor Meritão aproveitou sobra na área e empatou com forte finalização de canhota.

Dois minutos depois, o Santos FC já somava ampla vantagem em escanteios, mas sofria defensivamente. Aos 34, Ítalo puxou contra-ataque, a bola desviou em Luan Peres e sobrou para Jean Carlos marcar de cabeça.
O Santos FC reclamou de toque de mão no lance, porém o gol foi validado. Aos 44, a Chapecoense fechou o placar com um golaço.
Jean Carlos deu passe de letra para Rafael Carvalheira, que finalizou de primeira e acertou o ângulo. A vitória confirmou a eficiência da Chapecoense e expôs fragilidades defensivas do Santos na estreia do Campeonato Brasileiro 2026.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.

