Santos age em silêncio e garante jovem que era disputado por vários clubes

O Santos acertou a contratação do meia Nikolas Francisco, destaque da base da Ponte Preta, por empréstimo para a equipe Sub-20. O jogador deve assinar contrato com o Peixe assim que a Macaca encerrar sua participação no Campeonato Paulista. A chegada faz parte do planejamento do clube para fortalecer as categorias de base e manter o fluxo de talentos com potencial de transição ao profissional.

Nikolas, nascido em 2006, teve grande destaque na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior e já está integrado ao elenco profissional da Ponte Preta. Inclusive, a expectativa é que ele receba minutagem na partida contra a Portuguesa, neste sábado (7), pelo Paulistão.

Por estar em seu último ano de elegibilidade no Sub-20 nesta temporada e com a última Copinha da carreira prevista para 2026, o empréstimo ao Santos será válido até janeiro do próximo ano. Recentemente, o atleta renovou contrato com a Ponte Preta até 30 de janeiro de 2029, movimento estratégico para garantir segurança contratual.

Fonte: Diário do Peixe

Foto: Jhony Inácio santos

Projeto e opção de compra

Considerado uma promessa, Nikolas despertou interesse de diversos clubes do futebol brasileiro, como Internacional, Ceará e Bahia. Diante do assédio, o estafe do jogador optou pela renovação com a Ponte Preta, aliada ao empréstimo ao Santos, visando estabilidade e maior visibilidade em um clube tradicionalmente formador de talentos.

O acordo prevê opção de compra ao final do empréstimo. Caso o Santos opte por não exercer o direito após o atleta estourar a idade da base, Nikolas retornará à Ponte Preta com vínculo longo, garantindo continuidade à carreira.

No Peixe, ele será integrado ao elenco comandado por Vinicius Marques, que terá um calendário cheio em 2026, com disputas do Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil Sub-20. A princípio, o meia será utilizado na base, mas chega com projeção de observação para o time principal.

Experiência no profissional

Nikolas Francisco já teve oportunidades no time profissional da Ponte Preta. Ele estreou no dia 11 de janeiro, contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Paulista, e também atuou diante de Velo Clube, Capivariano e São Bernardo.

Movimentações recentes na base do Santos

Além da chegada de Nikolas, o Santos tem sido ativo no mercado de base em 2026. O clube contratou o goleiro Caio Martins, vindo do Brasilis, para o Sub-15, e o volante Yudi Angelo da Paixão Batalha, ex-Guarani, para o Sub-17.

Por outro lado, o lateral-direito Guilherme Paolini pediu liberação após uma sequência de lesões, enquanto o atacante Dudu Gimenes não teve o contrato renovado.

Já regularizado no BID, o Santos garantiu a permanência do atacante Kauan Basile, que assinou contrato de formação. O clube também trouxe o defensor Lucca Rosolen e o atacante Miqueias Jesus, ambos do Guarani, para o Sub-15, além do zagueiro João Pedro Zucchini, conhecido como “Abobrinha”, vindo do Jabaquara, para o Sub-17.