Santos volta a vencer e Vojvoda destaca fator que poucos percebem

Técnico afirma que Santos soube resistir à pressão do Noroeste e segue vivo na briga no Paulistão

O técnico Juan Pablo Vojvoda exaltou a vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Noroeste, neste domingo, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. O confronto ocorreu no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, e exigiu resiliência da equipe visitante.

Segundo Juan Pablo Vojvoda, o resultado teve peso emocional significativo para o elenco. Portanto, o treinador destacou a importância de vencer fora de casa após um período sem triunfos.

O comandante afirmou que o contexto da tabela aumentou a pressão. Além disso, ressaltou a dificuldade tradicional dos jogos estaduais longe da Vila Belmiro.

O Peixe controlou o primeiro tempo e abriu o placar com Escobar. Entretanto, o Noroeste empatou com Carrerete, em jogada aérea, explorando fragilidades defensivas.

Santos FC
Foto: Raul Baretta/ SFC

Ainda na etapa inicial, Rony marcou seu primeiro gol com a camisa do Santos. Assim, o Peixe retomou a vantagem antes do intervalo.

Apesar da expulsão de Thiago Lopes, o segundo tempo foi complicado para o Santos. Mesmo com um jogador a mais, a equipe sofreu pressão constante.

De acordo com Juan Pablo Vojvoda, faltou efetividade para definir o jogo. Consequentemente, o Santos precisou saber sofrer até o apito final.

O treinador também comentou os ajustes defensivos nas bolas aéreas. Segundo ele, mudanças de marcação vêm sendo feitas com base em análise de desempenho.

Estudos científicos em análise esportiva indicam que bolas paradas representam até 35% dos gols no futebol moderno. Por isso, o tema segue como prioridade na comissão técnica.

O goleiro Gabriel Brazão teve atuação decisiva e evitou o empate em ao menos duas oportunidades claras. Dessa forma, assegurou a primeira vitória do Santos após sete partidas.

Com o resultado, o Santos chegou a nove pontos e assumiu a nona colocação. O clube segue com chances de classificação na última rodada, contra o Velo Clube.

Antes disso, o Santos enfrenta o Athletico-PR pelo Campeonato Brasileiro, na Arena da Baixada, buscando evolução também no cenário nacional.