Santos solicita ao STJD entrada de apenas mulheres e crianças na Vila Belmiro; entenda

Santos e Iguatu se enfrentam nesta quinta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela segunda fase da Copa do Brasil. O time santista solicitou ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) autorização para que seja liberado a entrada de apenas mulheres e crianças no estádio. O pedido é uma forma do Peixe conseguir ter o apoio da torcida no duelo eliminatório.

O clube ainda não recebeu uma resposta definitiva do presidente do Tribunal, Otávio Noronha, o Santos aguarda uma decisão ainda nesta terça-feira (7), para que em caso positivo consiga mobilizar os torcedores.

Em 2022, o Peixe foi julgado e punido pelo STJD com dois jogos com portões fechados, além de multa de R$ 35 mil pelas invasões, tentativa de agressão ao goleiro Cássio e arremesso de sinalizadores na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Corinthians.

A punição deve ser aplicada nos próximos dois jogos do Peixe pela competição nacional.

O clube santista foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), nos parágrafos I, II e III , que prevê punições por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir”:

I — desordens em sua praça de desporto;
II — invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo.
III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.

O Santos também foi julgado pelo artigo 191 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), por causa do uso de sinalizadores nas arquibancadas da Vila Belmiro que foram arremessados no gramado.