Santos e Ponte Preta se enfrentaram na última quarta-feira (15), às 21h30, no Estádio Moisés Lucarelli, em partida válida pela quinta rodada da Série B de 2024. Apresentando uma atuação resiliente e ofensiva, o Alvinegro foi capaz de conquistar a vitória pelo placar de 2×1, com gols de Gil, Giuliano e Sergio Raphael. Em meio às reações do triunfo, o técnico Fábio Carille justificou o retorno do jovem zagueiro Jair para o plantel do Sub-20 do Peixe, assunto que gerou repercussão entre os torcedores nesta semana.
Técnico do Santos pede calma perante a lesão de nome importante do elenco titular: “Não adianta lamentar”
“Se falou muito nesses dias. Não sei se vocês têm conhecimento, mas a última partida do Jair foi em janeiro do ano passado. Ele não desceu para o sub-20 para ficar, ele desceu para jogar. Ele precisa de jogo. É um 1 ano e 5 meses que o Jair não participa de um jogo. Importante ter minutos. Queria mandar para o Fortaleza, mas as informações eram que o campo não era bom. Contra o América-MG as informações eram boas e é por isso. Ele faz parte do profissional, estamos felizes com ele, mas ele precisa de minutos”, disse o técnico do Santos em entrevista coletiva concedida no último meio de semana.
De acordo com o que foi reportado pelo portal Globo Esporte no início desta semana, o zagueiro Jair Cunha – que vinha fazendo parte da equipe principal do Peixe – se viu enviado para integrar o restante do plantel Sub-20 do Alvinegro Praiano para que o mesmo ganhe mais ritmo de jogo antes de voltar a fazer parte do time principal. Esta decisão se baseou na avaliação da comissão de que o jovem defensor não seria capaz de se condicionar fisicamente como parte do plantel principal, uma vez que os zagueiros titulares da Série B (Gil e Joaquim) estão estabelecidos em seus postos; desta forma, Jair conseguirá readquirir o ritmo de partidas no Sub-20, ao mesmo tempo que ainda poderá treinar com o elenco profissional e, portanto, adquirir a experiência necessária para, futuramente, brilhar com o manto do Santos.
Apesar do contexto, a torcida do Peixe demonstrou indignação através das redes sociais acerca do tratamento dado ao jovem zagueiro. “Carille odeia a base, vai acabar se queimando arrumando essa briga com a torcida“, “É uma burrice sem precedentes, o Carille não gosta de dar oportunidades para jogadores da base“, “Uma vergonha rebaixar o Jair e colocar o Alex não dá pra enteder“, “Não usam Jair, Souza, Miguelito, Hyan, Bontempo… Tudo isso para dar tempo a Patrick, Cazares, Escobar e outros bagres da bola. A Diretoria do Santos mancha a própria história” e “Cadê o investimento e a prioridade a base que o senhor Marcelo Teixeira disse que ia ter?” foram algumas das reações postadas.
AGENDA
Após conquistar uma importante vitória fora de casa contra a Ponte Preta, o Santos pretenderá defender seu posto de líder da Série B de 2024 em sua volta para casa com o apoio de sua torcida, que acontecerá no próximo domingo (19), diante do Brusque, às 11h, em plena Vila Belmiro.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.