Santos fez proposta por compra do terreno do CT Rei Pelé

A questão dos Centro de Treinamento é assunto no Santos em toda a eleição. No final do primeiro ano de sua gestão, o presidente Andrés Rueda participou de reunião do Conselho Deliberativo e falou sobre o assunto.

O dirigente explicou que o clube fez uma proposta à SPU (Secretaria de Patrimônio da União) pela compra do terreno do CT Rei Pelé, avaliado originalmente em cerca de R$ 90 milhões.

“Fizemos uma avaliação real do imóvel. Pela lei, podemos pleitear desconto de 25% do valor global pelo fato de estar em concessão. Juntamos isso e entregamos no Ministério Público. Chega de negociação. Queremos comprar o terreno. Apresentamos uma proposta e prazo para pagamento. Não ficaram muito interessados a princípio por causa da falta de garantia”.

“Demos uma cartada interessante. Oferecemos as mensalidades e 10% de toda a venda até abater o valor. Vai doer. Mas 10% é factível de repassarmos. Pode ser que entre cinco e oito anos paguemos. Aí o CT será de fato do Santos para acabar com essa incerteza”, concluiu Rueda.

O Santos está com a concessão do terreno do Rei Pelé desde 6 de novembro de 1996, em um acordo com a certidão nº 21/96 da SPU. Desde então, o clube correu risco de perder o CT em vários momentos, precisando renegociar uma contrapartida.

Santos quer novo CT para a base

Rueda busca CT para a base do Santos
Rueda está no primeiro ano de gestão (Ivan Storti/SantosFC)

O sonhado novo CT para as categorias de base também foi assunto da fala de Rueda para o Conselho Deliberativo. O presidente explicou quais os planos para atrair investidores para a construção do novo equipamento.

“Nosso projeto tem campo de futebol, hospedagem, saúde, academia, refeitório e um anexo para atender equipes e atletas do exterior. Isso se usa muito lá fora. Poderemos fazer intercâmbio para treinarem com a nossa base. Isso é cobrado, vira uma receita e também nos proporciona facilidade para conseguir investidor para a construção do novo CT. Haverá campo específico para o feminino e também ginásio para o futsal”, explicou Andres Rueda.

O Peixe ainda não informou onde seria construído o novo CT, mas deve ser na cidade de Cubatão, vizinha a Santos. O investimento seria internacional.