Ídolo do Santos ficará livre no mercado em janeiro

Edu Dracena Santos
Foto: Reprodução/Santos

Ídolo do Santos e Campeão da Libertadores de 2011, o goleiro Rafael Cabral vai ficar livre no mercado em janeiro. A informação foi publicada inicialmente pelo GE e agitou os torcedores santistas nas redes sociais.

O goleiro está deixando o Reading, da Inglaterra, clube com o qual tem contrato até junho. Rafael irá sair por conta de problemas financeiros vividos pela equipe inglesa. O time, que disputa a segunda divisão na Inglaterra, está com dificuldades para cumprir as regras de Fair Play financeiros e já perdeu seis pontos na atual edição do campeonato. Atualmente, estão da 21ª colocação, primeiro fora da zona de rebaixamento.

Rafael foi campeão com o Santos
Rafael foi campeão com o Santos

Pensando em se enquadrar nas regras do Fair Play financeiro e evitar novas punições, o Reading irá rescindir os contratos de alguns de seus atletas, entre eles está Rafael Cabral.

“O clube é excelente, mas infelizmente nesse momento está tendo esse problema todo do Fair Play, onde já perdemos seis pontos. Tem que atingir algumas metas com vendas de jogadores, arrecadação e diminuição da folha salarial para que não haja mais punições, até onde sabemos. Portanto, realmente tudo pode acontecer. Mas repito, o clube é ótimo”, disse Rafael, em entrevista ao GE.

O brasileiro é reserva do Reading na atual temporada e disputou apenas seis partidas. Ele foi titular da equipe em 2020/2021 e foi escolhido o jogador da temporada 2019/2020 pelo clube. Antes, passou por Napoli e Sampdoria, ambos da Itália.

Santos não busca goleiro no mercado

A posição de goleiro é a única em que o Santos não tem buscado reforços para a temporada 2022. O clube se vê muito bem servido com João Paulo, John, Paulo Mazotti e Diógenes. Mesmo com a saída de Jandrei, que irá para o São Paulo, ninguém deve chegar para o setor.

Após se revezar com John em 2020, João Paulo viu o companheiro ter uma grave lesão nesse ano e tomou conta da posição. O goleiro foi um dos grandes responsáveis pela reação santista no Campeonato Brasileiro, afastando de vez qualquer possibilidade de rebaixamento.

No início do mês, a diretoria santista anunciou a renovação de contrato antecipada de João Paulo. O goleiro recebeu uma prorrogação e um aumento. A valorização reforça o desejo das duas partes de seguirem juntas.

Neste final de ano, já deixaram o Santos o meia Jean Mota (Inter Miami), o lateral direito Pará (Cruzeiro), o zagueiro Danilo Boza (Mirassol) e o atacante Diego Tardelli (fim de contrato).