Em meio a um início de temporada conturbado e repleto de altos e baixos dentro de campo, o saldo do Santos no fim do período de transferências pode ser considerado positivo. Diante da chegada de um novo treinador internacional e, com ele, pedidos por reforços, a diretoria presidida por Andrés Rueda presenciou sua janela de transferências mais movimentada desde o início da gestão, período que levou o clube à concretizar cinco adições ao plantel do Peixe desde o início do Paulistão, sendo três delas nomes internacionais.
Rival do Santos na Copa Sul-Americana, saiba como está o Universidad Católica na temporada de 2022
Tendo fechado na última terça-feira (12), a janela de transferências proporcionou ao clube diversas especulações e “sagas” que, em seu fim, não proporcionaram nenhuma chegada ao clube da Baixada Santista. Dentre os nomes envolvidos em longas conversas e nenhum negócio estavam, por exemplo, o de Byron Castillo, do Barcelona de Guayaquil, que foi um pedido particular de Fabián Bustos, mas não foi liberado por seu clube; Emmiliano Martínez, também do clube equatoriano, Fernando Sobral, do Ceará, além da dupla Tchê Tchê e Luan, do São Paulo, foram outros nomes vinculados ao Santos neste período.
Em relação aos negócios concretizados, Maicon foi quem “puxou a fila” das chegadas à Vila Belmiro. Tendo sido um nome pedido pelo ex-técnico Fábio Carille, o zagueiro só foi capaz de concretizar seu novo vínculo após a saída do treinador, já encontrando Fabián Bustos no comando da equipe. Até conseguir se desvincular de seu ex-clube, o Cruzeiro, e assinar o vínculo com o Alvinegro, Maicon não pôde ser inscrito na lista de jogadores que disputariam o Paulistão, sendo capaz de estrear pelo novo clube somente na semana passada, diante do Banfield, em partida pela Copa Sul-Americana.
Com Fabián Bustos assumindo de vez o papel de consultor acerca de nomes a serem contratados, o Santos viu seus esforços de contratação no mercado internacional crescerem, assim buscando no Paraguai, Equador e México suas três adições de estrangeiros. Após semanas de conversas e superação de entraves, o Peixe foi capaz de concretizar a chegada de Rodrigo Fernández, ex-Guaraní, do Paraguai, Jhojan Julio, ex-LDU de Quito, do Equador, e Bryan Angulo, ex-Cruz Azul, do México. Não se contentando somente com os nomes internacionais, o clube também se movimentou no cenário nacional e, assim, assegurou a chegada do volante Willian Maranhão, que se encontrava vinculado ao Bahia.
AGENDA
Buscando esquecer sua estreia ruim pelo torneio continental, o Santos volta a disputar uma partida pela Copa Sul-Americana, válida pela segunda rodada da fase de grupos, mas desta vez em plena Vila Belmiro, diante do Universidad Católica do Equador, na próxima quarta-feira (14), às 19h15.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.