Buscando se recuperar do retorno aos gramados desastroso no meio de semana, o Santos não foi capaz de iniciar com o pé direito sua campanha na Série A do Campeonato Brasileiro de 2022; em um jogo morno, o Peixe dividiu os pontos com o Fluminense, no Maracanã, pelo placar inalterado de 0x0. Apesar de ainda não apresentar uma atuação confiante, o Alvinegro foi capaz de comemorar o fim de uma marca negativa que perdurava desde o mês passado, fato que foi alvo de comentários dos jogadores após o término do duelo.
Impaciente! Encostado no Santos, jogador vê seu empresário sondar possível fim de empréstimo
A igualdade zerada na partida do último sábado representou a primeira vez em um longo tempo que a defesa santista não foi vazada; nos últimos seis jogos antes do duelo contra o Tricolor das Laranjeiras, o sistema defensivo alvinegro precisou buscar a bola no fundo da rede de João Paulo em cada uma das oportunidades, levando, ao todo, 10 gols. Curiosamente, o período de abundância de tentos tomados coincide com o início da era de comando do argentino Fabián Bustos, que estreou à frente da equipe no último mês de março.
Em relação ao ano de 2022, a partida do último fim de semana representou somente a terceira ocasião na temporada em que o Santos não se viu do lado melancólico de uma comemoração de gol. As outras oportunidades foram diante do Salgueiro, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil – em que o Peixe sagrou-se vitorioso por 3×0 – e contra a Inter de Limeira, partida de estreia do clube da Baixada Santista na temporada e no Paulistão que se encerrou pelo placar de 0x0.
Em um vídeo divulgado pela Santos TV, o goleiro João Paulo pôde ser visto comemorando o marco. “A gente tem que vender caro o resultado. Não deu para ganhar, a gente não perde. Muito importante a gente estrear no Campeonato Brasileiro fora de casa e somando ponto. Isso vai dando mais moral pra gente ao longo da competição. Importante também não tomar gol. Fazia muito tempo que a gente não fazia um jogo sem tomar gol. Isso é importante, dá confiança. Sabemos que se não tomarmos gol, uma hora vamos fazer lá na frente e vamos crescendo assim, rapaziada. Não é fácil jogar no Maracanã contra um Fluminense que vem de título. Creio que pra gente foi um grande resultado pelo empenho e pela dedicação de todos”, disse.
Vinícius Zanocelo foi outro membro do plantel que comentou sobre a atuação sólida da defesa. “Importante nós não termos levado gol na partida. A gente vinha sofrendo bastante com isso. Isso foi muito positivo. Claro que nós viemos aqui atrás dos três pontos, mas também é valorizar o empate. A gente sabe como é difícil jogar aqui contra o Fluminense, no Maracanã. Eles vêm de uma sequência boa, campeões estaduais do campeonato deles. Sabíamos que seria um jogo muito difícil, duro. Claro que queríamos os três pontos, mas ficamos felizes com o empate”, completou.
AGENDA
Buscando esquecer sua estreia ruim pelo torneio continental, o Santos volta a disputar uma partida pela Copa Sul-Americana, válida pela segunda rodada da fase de grupos, mas desta vez em plena Vila Belmiro, diante do Universidad Católica do Equador, na próxima quarta-feira (14), às 19h15.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.