Alvo de transferência do Santos é preterido em seu clube e desperta especulações

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Mesmo com a janela de transferências estando fechada e não sendo reaberta até o meio do ano, o Santos segue sendo alvo de especulações acerca de novas contratações. Tendo contado com a chegada de cinco jogadores somente após o início da era Fabián Bustos, foi reportado, na última quinta-feira (19), que o Peixe estaria resgatando um interesse antigo em Byron Castillo, lateral direito que atualmente se encontra no Barcelona de Guayaquil, do Equador, com novos desdobramentos da situação animando torcedores nas redes sociais.

Vem aí? Ex-Santos retorna ao clube para se recuperar de lesão e diretoria projeta contratação

Também parte da disputa da Copa Sul-Americana, o Barcelona de Guayaquil precisou viajar até a Venezuela para disputar sua quinta partida pela fase de grupos, ontem (19), diante do Metropolitanos. A lista de relacionados da equipe que acabou empatando por 2×2 acabou chamando a atenção de alguns santistas, já que Byron Castillo não constou entre os onze titulares e entre os reservas da equipe. Quando questionado sobre a ausência do lateral, o treinador da equipe, Jorge Célico, declarou que a diretoria divulgaria um motivo de forma oficial.

Em meio às diversas especulações que passaram a surgir diante do fato, o clube equatoriano publicou uma nota oficial contendo o motivo da não seleção de Castillo, Segundo o que foi publicado, o lateral-direito não esteve apto a participar da partida por conta de um “tema familiar”. Confira a nota abaixo:

Declaração Barcelona Santos
Foto: Reprodução/twitter

De acordo com o que foi reportado pelo jornalista André Hernan, através de seu canal próprio no YouTube, o Santos teria resgatado o interesse no jogador equatoriano após o técnico Fabián Bustos ter realizado um pedido à diretoria, requisitando a chegada de três reforços na próxima janela de transferências; entre as posições pedidas pelo comandante argentino estaria a lateral/ala direita, assim abrindo uma brecha para os mandatários do Santos retomarem as conversas com Castillo.

Segundo o comunicador, novas conversas já voltaram a ser realizadas entre as partes, com Byron mantendo seu interesse em vir para o Brasil e atuar pelo clube – posição que já havia sido demonstrada na primeira abordagem do Peixe, na janela de transferências anterior. O próximo passo da negociação será a proposta formal que o Santos enviará ao clube equatoriano, ou seja, um valor ainda precisa ser acordado por ambas as instituições antes das conversas com Byron serem finalizadas; ainda de acordo com Hernan, o único entrave aparenta ser o valor da transferência, já que o Barcelona de Guayaquil só aceitaria abrir mão do jogador perante a oferta de um valor que julga justo.

O jornalista também compartilhou informações de bastidores que poderiam fazer com que o jogador ficasse ainda mais inclinado a realizar a mudança. Segundo André Hernan, Byron Castillo se vê envolto em uma polêmica em seu país natal, o Equador, após a Seleção do Chile acusar à Fifa que o atleta teria nascido na Colômbia, assim inviabilizando sua participação na seleção equatoriana. Diante da acusação, os chilenos vêm tentando excluir o Equador da Copa do Mundo de 2022, dada a suposta irregularidade de Castillo, episódio que vem desgastando as relações do jogador em seu país de atuação.

Portanto, Hernan relata que a mudança de ares pode ser recebida com bons olhos pelo lateral direito, fator que poderia facilitar ainda mais as negociações do Santos com o jogador e com o Barcelona de Guayaquil.

AGENDA

Após mais uma vitória suada e épica na Copa Sul-Americana, o Santos volta a focar suas atenções em sua campanha na Série A do Campeonato Brasileiro. Para tentar se manter no topo da tabela, o Alvinegro precisará enfrentar, em casa, o Ceará, no próximo sábado (21), às 18h30, em partida válida pela sétima rodada da competição nacional.