Santos e Cuiabá se enfrentaram no último domingo (8), na Vila Belmiro, em partida válida pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação eletrizante no setor ofensivo e, o geral, dominante, o Peixe foi capaz de assegurar o triunfo pelo elático placar de 4×1, com gols de Léo Baptistão, Marcos Leonardo, Angulo e Rwan. Para Fabián Bustos, o triunfo significou não só a conquista da vice-liderança da competição, mas também a superação da campanha que outro estrangeiro protagonizou no comando do Alvinegro, em 2019.
Vem aí? Antigo desejo do Santos não permanecerá em seu clube e desperta especulações
Ao assumir o comando do clube da Baixada Santista, Bustos já sabia que as comparações com o trabalho realizado pelo compatriota Jorge Sampaoli seriam inevitáveis. Não só pela igualdade da nação de onde ambos se originam, mas também por terem sido os últimos dois técnicos estrangeiros no Alvinegro que iniciaram uma campanha da Série A do Campeonato Brasileiro no comando – Ariel Holan e Jesualdo Ferreira foram demitidos após o fim do Campeonato Paulista.
Com sua mais recente vitória à frente do selecionado santista, Fabián foi capaz de igualar o recorde das cinco primeiras partidas que Sampaoli havia alcançado em 2019, com ambos recolhendo dez pontos das cinco rodadas iniciais (três vitórias, um empate e uma derrota). Porém, enquanto Jorge só foi capaz de registrar um gol de saldo, Bustos já se vê na casa dos seis gols a favor, assim superando seu compatriota e evidenciando o resultado construído a partir de um trabalho pautado na agressividade da equipe e boa utilização dos talentos ofensivos disponíveis.
Apesar de se mostrar como uma pequena margem em relação à campanha da equipe em 2019, os resultados apresentados pelo atual comandante podem soar animadores para os adeptos santistas. Isso porque o recorde de resultados atual representa uma melhora no início da melhor campanha que o Santos protagonizou nos últimos tempos, já que, há três anos atrás, sob o comando de Sampaoli, a equipe encerrou o Brasileirão na vice colocação.
Mesmo se vendo imerso em um ótimo momento, Fabián Bustos ainda se verá diante de grandes desafios para superar o trabalho do compatriota em definitivo. Jorge Sampoli foi capaz de acumular somente duas derrotas nas primeiras 13 rodadas da Série A, significando que o técnico argentino atual só poderá se deparar com uma derrota -ou nenhuma, caso queira superá-lo – nos próximos oito embates; além disso, o atual técnico do Olympique de Marselha emendou uma impressionante sequência de seis triunfos seguidos, entre as rodadas oito e 13, algo que o ajudou a solidificar o status da equipe no ano de 2019.
AGENDA
Com a moral elevada após ter protagonizado uma goleada dentro de casa, o Santos precisará retomar seu foco na Copa do Brasil, competição pela qual o Peixe irá disputar o jogo de volta da terceira fase diante do Coritiba, na próxima quinta-feira (12), às 21h30, em plena Vila Belmiro.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.